Nonato Guedes
Será hoje à noite, na sede da Asfita, em Manaíra, João Pessoa, a tradicional festa de fim de ano da revista “Tribuna”, dirigida pelo jornalista e procurador Manoel Raposo da Costa. O evento assinalará o transcurso de 21 anos de circulação de uma publicação eminentemente municipalista, que repercute junto a gestores e homens públicos, deputados estaduais, federais, senadores, governador, vice-governadora, secretários de Estado, prefeitos e demais lideranças representativas de cidades grandes, médias e pequenas da Paraíba. Na oportunidade, serão homenageadas personalidades com o diploma de “Melhores do Ano”. A escolha foi feita pelo Conselho Editorial da revista mediante pesquisa aplicada junto a repórteres setoristas que cobrem as atividades legislativas e governamentais.
O diretor-presidente da revista, Manoel Raposo, afirma que tem sido uma luta árdua a circulação ininterrupta da “Tribuna”, não só em virtude da falta de maior apoio econômico como por causa da concorrência que se institucionalizou com o surgimento de sites, portais e blogs noticiosos, que utilizam a internet e as redes sociais para relatar fatos e postar imagens em caráter instantâneo. A revista, porém, tem periodicidade mensal, sendo distribuída entre assinantes e de forma avulsa. Tem receptividade extraordinária, pela variedade dos temas abordados e pela abordagem editorial criteriosa, a cargo da equipe de jornalistas e colaboradores. Manoel Raposo informa que resolveu encampar a bandeira municipalista dadas as suas origens interioranas e ao conhecimento que tem sobre o esforço de administradores das diferentes localidades para levar adiante obrigações com o funcionalismo e compromissos de realização de obras e serviços.
– Esse enfoque direcionado para o municipalismo possibilitou a ampliação dos espaços da revista “Tribuna”, que passou a ser uma espécie de porta-voz das demandas das cidades e dos seus administradores. A linha editorial permanece inalterada e contempla aspectos ligados, também, à história da criação e emancipação dos municípios, promovendo a divulgação de fatos tradicionais incorporados ao calendário das comunidades – ressaltou Manoel Raposo. Ele agradece o apoio dos que chama de “parceiros” da publicação e promete uma cobertura especial no próximo ano da realização das eleições municipais para prefeito, vice-prefeito e vereador, bem como matérias acerca dos bastidores das disputas na maioria das cidades da Paraíba. “Sinto-me recompensado plenamente com o trabalho encetado”, finaliza Manoel Raposo.