O humorista Marcelo Adnet que é um dos oito autores do samba da escola São Clemente, do Rio de Janeiro, irá apresentar o enredo “O Conto do Vigário” no Carnaval de 2020 fantasiado do presidente Jair Bolsonaro. “Brasil compartilhou, viralizou, nem viu. E o país inteiro assim sambou, caiu na fake News”, dizem alguns versos do samba, segundo informação do colunista Ancelmo Gois. A São Clemente será a primeira agremiação do grupo especial do Rio de Janeiro a desfilar na segunda-feira de Carnaval. Neste ano, a escola ficou em décimo segundo lugar.
Em outubro, ao saber da vitória do samba que ajudou a escrever, Adnet celebrou nas redes sociais. “São Clemente, obrigado! Como faz para não se renderão calor de sua quadra, à simpatia e sinceridade do seu chão. Parece que já havia vivido muitos sábados ali, na batida do samba, na euforia dramática de ser sambista”, escreveu. Renato Almeida Gomes, presidente da São Clemente, afirmou: “Sobre o campeão, nada a dizer, a não ser comemorar. Uma super obra,com a classe e a marca registrada da nossa escola: alegria e irreverência. Vamos confiantes para um grande Carnaval”.
Por outro lado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na próxima quarta-feira, 18, de um ato no Rio de Janeiro com mais de 500 artistas e intelectuais para denunciar o desmonte da Cultura no governo do presidente Jair Bolso aro. O encontro também pretende celebrar a liberdade do petista, após 580 dias de prisão em Curitiba, na sede da Superintendência da Polícia Federal. O evento acontecerá às 19h no Circo Voador. O Rio de Janeiro atualmente sofre com falta de verbas e abandono para o setor da cultura, o que atinge especialmente os principais museus da capital. Quinze dos cerca de 40 museus administrados pelo poder público estão fechados. Outros sofrem com o abandono, a má conservação e a falta de repasses. Emir Sader, um dos organizadores do ato, declara:
– Será uma bela forma de terminar um ano terrível para o Brasil, para a democracia, para os direitos das pessoas, para o povo brasileiro. A libertação de Lula fez reacender a esperança nos brasileiros de que um horizonte de superação das tragédias atuais é possível, que o resgate do Brasil é uma realidade concreta. Lula começa a circular pelo Brasil para levar essa palavra de esperança”. O ato também vai homenagear a memória e o legado da cantora Beth Carvalho, amiga de Lula, que faleceu neste ano. Entre os nomes confirmados estão os de Camila Pitanga, Camila Morgado, Dira Paes, Eric Nepomuceno, Francis Hime, Osmar Prado, Renata Sorrah, Tereza Cristina, Leonardo Boff, Leticia Sabatella, Maria Gadú, Tonico Pereira e Zezé Mota.