Nonato Guedes
A deputada estadual Pollyanna Dutra, ex-prefeita de Pombal, está concluindo o primeiro ano do seu mandato na Assembleia Legislativa com um saldo altamente proveitoso, que pode ser resumido na apresentação de mais de 400 matérias no plenário da Casa. A deputada, que se elegeu pelo PSB mas aguarda sinalização do governador João Azevêdo para continuar acompanhando sua liderança, foi apontada como “Destaque 2019” na enquete realizada pela revista “Tribuna”, dirigida pelo jornalista Manoel Raposo. Além do mais, preside a Comissão de Constituição e Justiça, tida como a mais influente no âmbito da ALPB. “Obtive grandes vitórias, com diversos projetos aprovados por unanimidade e leis já sancionadas, trazendo benefícios diretos para o povo da Paraíba”, expressou Pollyanna.
Um dos pontos de maior repercussão do seu mandato foi a promulgação de lei de sua autoria beneficiando diretamente os motoristas de transportes alternativos, que tiveram, afinal, regulamentada a sua profissão no Estado. Pollyanna empenhou-se diretamente no corpo-a-corpo com colegas de mandato, procurando sensibilizá-los para a justeza da reivindicação e ressaltando o trabalho social desenvolvido pelos condutores desses veículos, no transporte, por exemplo, de pessoas doentes, de longínquas cidades do interior, para a Capital. A discussão da matéria vinha se arrastando no Legislativo já há algum tempo, sem que houvesse consenso a respeito. A capacidade de articulação e convencimento de Pollyanna foi fundamental na conquista do benefício.
Um outro tento destacado pela parlamentar foi a aprovação de proposta sua instituindo 2020 como “O Ano Celso Furtado”, a propósito do transcurso do centenário de nascimento do economista nascido em Pombal, fundador e primeiro superintendente da Sudene, ministro do Planejamento no governo João Goulart, autor de vários livros sobre temas econômicos e professor da Universidade de Sorbonne, em Paris. De acordo com Pollyanna, haverá uma série de debates durante todo o próximo ano envolvendo aspectos da atuação de Furtado e sua visão sobre políticas de desenvolvimento para a região Nordeste. Ainda agora houve o transcurso dos 60 anos de fundação da Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste e a deputada pretende realçar o papel de Celso no contexto.
No dizer de Pollyanna Dutra, sua atuação é centrada num objetivo: dar vez e voz ao povo, sobretudo aos que mais precisam. “Percorremos o Estado e também estivemos em outros Estados para uma melhor compreensão das demandas da região, como subsídio para o mandato que desempenhamos na Assembleia Legislativa. Trazemos para a Casa de Epitácio Pessoa, com muita responsabilidade, o sentimento de todo um povo que nos colocou aqui e é por ele que lutamos, para garantir que os projetos tenham qualidade e, realmente, aplicabilidade na vida da população. Estamos concluindo este primeiro ano com a certeza de que ainda temos muito trabalho pela frente”, enfatizou a deputada. Além de presidente da CCJ, ela é presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido, vice-presidente da Comissão da Mulher, fundadora e vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais de Negócios, vice-presidente da Frente do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, membro da Frente Ambientalista.