Depois de ter apresentado um relatório contendo um balanço das atividades desenvolvidas durante este ano na Paraíba, no combate à corrupção e desvio de recursos públicos, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, voltou às ruas na manhã de hoje na região metropolitana de João Pessoa para cumprir mandados de busca e apreensão de documentos supostamente comprometedores. A investida de hoje foi denominada de “Operação Juízo Final”. As primeiras informações, veiculadas em sites e portais noticiosos, dão conta de que o principal alvo da nova fase que integra a “Operação Calvário” é o ex-governador Ricardo Vieira Coutinho (PSB), que governou até 31 de dezembro de 2018.
Além de Ricardo, são alvos da ação, que conta com o reforço da Controladoria Geral da União, as deputadas estaduais Cida Ramos e Estelizabel Bezerra, do PSB. A prefeita do Conde, no litoral sul, Márcia Lucena, do PSB, também aparece entre as suspeitas e, por via de consequência, é alvo da operação. Todos são acusados de envolvimento em suposto desvio de dinheiro público. Até então, Ricardo Coutinho tem negado, com veemência, qualquer ligação com denúncias de desvio de recursos, especialmente para a Cruz Vermelha, organização social que chegou a fazer a gestão pactuada do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e foi descredenciada pelo governador João Azevêdo ao ser empossado este ano.
Um dos locais escalados para o cumprimento de mandados de busca e apreensão está localizado no Distrito Industrial de Mangabeira, no “Canal 40”, que funcionou como o Quartel-General das campanhas do Partido Socialista Brasileiro na capital paraibana. O local encontrava-se fechado e vizinhos disseram aos policiais que a movimentação só costuma acontecer em período eleitoral. Outros seis endereços, de acordo com informações repassadas ao site “Os Guedes”, estariam sendo visitados pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira. A assessoria de Comunicação da Polícia Federal, até o momento, não se pronunciou a respeito mas prometeu esclarecimentos para logo mais, quando as missões tiverem sido concluídas.