O vereador Fernando Milanez Neto apresentou um requerimento com voto de pesar na Câmara Municipal de João Pessoa pela morte do engenheiro civil Fred Pitanga, ex-secretário de Infraestrutura da prefeitura municipal de João Pessoa. De acordo com as informações, Fred morreu de infarto fulminante durante um voo entre Recife e Fortaleza. Ele iria viajar para os Estados Unidos mas sentiu-se mal ao chegar em Fortaleza, no Ceará, sendo diagnosticado como vítima de infarto. Ultimamente Fred Pitanga era diretor da empresa ARPB.
Oriundo de tradicional família da Paraíba, Fred Pitanga foi responsável, à frente da pasta de Infraestrutura, por várias intervenções na paisagem urbana de João Pessoa, dentro da proposta de facilitar os espaços de mobilidade social na Capital paraibana. Moradores de diferentes bairros e logradouros de João Pessoa atestaram, em redes sociais, os benefícios carreados por Fred, quando do exercício do cargo público, para melhoria do tráfego e das condições de habitabilidade na Capital do Estado. Ele também desenvolveu atividades articuladas com entidades ecológicas com vistas à preservação do meio ambiente em áreas centrais de João Pessoa.
Foi um dos ativos participantes de mobilizações comunitárias encetadas para a preservação e sustentabilidade da barreira do Altiplano Cabo Branco, situada na confluência do ponto mais oriental das Américas e objeto de sucessivas ações do poder público, em diferentes administrações, em articulação com entidades ligadas ao meio ambiente. O presidente da Câmara Municipal, João Corujinha e os vereadores Damásio Franca Neto e Sandra Marrocos também se pronunciaram, no legislativo pessoense, enfatizando a valiosa contribuição prestada à cidade por Fred Pitanga e lamentando o seu falecimento.