Nonato Guedes
O deputado federal Efraim Filho, do Democratas-PB, que foi escolhido por aclamação para liderar novamente a bancada na Câmara, a partir de 2020, afirmou que éum grande desafio liderar um partido que possui os presidentes da Câmara e do Senado, referindo-se a Rodrigo Maia (RJ) e Davi Alcolumbre (SC). Atualmente em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados, Efraim já foi líder do sucedâneo do PFL no ano de 2017 e agora voltará ao posto com a responsabilidade de negociar, em nome da bancada, e coordenar as votações de projetos em plenário.
O filho do ex-senador Efraim Morais, que foi primeiro vice-presidente da Câmara Federal e primeiro-secretário do Senado, também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo. Efraim Filho tem destacado a importância da posição de líder, também, como forma de dar mais visibilidade para a Paraíba. E explicou como será sua atuação defendendo a opinião e as posições da bancada de 31 deputados do seu partido: “Serei líder de uma bancada compromissada com as pautas econômica e social, de desenvolvimento, geração de renda e emprego”. A seu ver, são pautas essenciais para a aceleração das reformas que a sociedade brasileira reivindica.
Tanto é assim que Efraim destaca como pautas prioritárias para 2020 a continuidade da agenda de reformas – tributária, administrativa e combate à corrupção. Inicialmente, Efraim iria disputar a liderança com o deputado pelo Estado de São Paulo, Alexandre Leite. No entanto, Leite desistiu da disputa, aceitando presidir uma comissão por designação do Democratas no próximo ano. Na contagem feita informalmente por parlamentares, Efraim tinha mais votos garantidos, o que acabou culminando no fechamento do acordo com o deputado por São Paulo. Atualmente, o posto de líder da bancada do DEM era ocupado pelo deputado baiano Elmar Nascimento.