Por Kubitschek Pinheiro
A novidade é que a população paraibana terá a oportunidade de conhecer a inusitada Fragata “Constituição”, da Marinha do Brasil, que estará aberta à visitação neste sábado (18) e domingo (19), das 14h às 18h, no Porto de Cabedelo-PB. Trata-se de uma das fragatas da MB, que está atuando na Operação Aspirantex-2020, a qual incluirá a 3ª Fase da Operação Amazônia Azul-Mar Limpo é Vida! Essa é a boa operação, que chega pela porta da frente da cidade de Cadebelo.
A Fragata “Constituição” foi construída na Inglaterra e incorporada à MB em 1978. O navio realizou inúmeras comissões, entre as quais se destacam: Unitas Gold (em 2009); Operação de Busca e Salvamento (SAR) do Voo Air France-447 (em 2009); Líbano-III (em 2012/2013); e Líbano-VI (em 2014/2015), como Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).
A imprensa será recebida na Fragata Constituição nesta quinta-feira (16), às 14h, quando serão concedidas entrevistas e os jornalistas terão oportunidade de conhecer o navio. Para credenciamento, os interessados devem enviar nome completo e RG dos integrantes da equipe, além do modelo e placa do carro, para o e-mail comsoc.3d@gmail.com,.
Entendendo a operação
A Marinha do Brasil vem realizando a operação desde o inicio de janeiro e vai até 19 de fevereiro. Essa é a 3ª Fase da Operação Amazônia Azul-Mar
Limpo é Vida! A missão está sendo realizada na área compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Pará, sendo visitados os portos de Vitória-ES, Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e Belém-PA.
A Operação terá fases de mar e de porto. Na fase de mar, diversos exercícios, de caráter estritamente militar, serão executados. As atividades são concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, com ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) a fim de contribuir para a orientação dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval na escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, assim como, familiarizá-los com a vida no mar. Já na fase de porto, os navios estarão abertos à visitação pública.
O Comandante da 1º Divisão da Esquadra (ComDiv-1), Contra-Almirante Gilberto Santos Kerr, comanda o Grupo-Tarefa, responsável por executar as atividades relacionadas a Aspirantex, que contará com a participação dos seguintes meios navais, aeronavais e Organizações Militares: Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, Navio Doca Multipropósito Bahia, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Fragata
União, Fragata Constituição, Fragata Liberal, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, 1º e 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Grupamento de Mergulhadores de Combate, Submarino Tupi, além das aeronaves “Super Cougar” (UH-15), Seahawk” (SH-16), “Super
Lynx” (AH-11B), “Esquilo” (UH-12), “Skyhawk” (AF-1), Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), e, pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB), “Bandeirante Patrulha” (P-95) e “Orion” (P-3AM).
A Aspirantex 2020 também envolverá ações de apoio logístico aos Comandos Distritais dos portos visitados, e, caso necessário, o apoio aos Coordenadores Operacionais Regionais na execução de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo no decorrer da 3ª Fase da
Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida !
Ao todo, participam da Operação cerca de 2900 militares, incluindo 244 Aspirantes,distribuídos pelos diversos navios participantes. Vale ressaltar que nos dias 17,18 19 e 25 e 26 deste mês, durante a estadia dos navios nos portos visitados, haverá visitação pública, no período de 14 às 18 horas.