O governador João Azevêdo presidiu, hoje, a solenidade de posse dos 1000 novos professores aprovados no concurso da rede estadual de ensino e, durante entrevista, assegurou o pagamento do novo piso salarial do magistério paraibano, informando que o reajuste será de 12,84%. O índice, de acordo com o governador, seguirá a definição aplicada pela tabela nacional, em respeito ao professor. “Será aplicado o valor exato que for oficializado”, conceituou.
Apesar de abordado com insistência por jornalistas, Azevêdo esquivou-se de aprofundar comentários sobre desdobramentos da Operação Calvário, do Ministério Público e Gaeco, versando sobre desvio de recursos e pagamento de propinas atribuídos por ex-secretários delatores à administração do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Azevêdo comentou com naturalidade a mudança de slogan da sua gestão, sob a chancela da Secretaria de Comunicação Institucional, observando, apenas, que o governo precisa estar se renovando e buscando um melhor desempenho. Os 1.000 aprovados no concurso para cargo efetivo de professor da Educação Básica, realizado em 2019, ocorreu na Praça do Povo, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
De acordo com a secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, os novos convocados poderão tomar posse de 20 a 24 de janeiro no Espaço Cultural, com a apresentação dos documentos listados no edital do certame. Após esse período, a posse ocorrerá no Centro Administrativo Estadual, no prazo de até 30 dias a partir da publicação do ato de nomeação. As atividades dos professores empossados terão início no dia 10 de fevereiro, com a voltado ano letivo na rede estadual de ensino.