O governador João Azevêdo (sem partido) deflagrou contatos, ontem, em Brasília, com autoridades do governo federal, a quem apresentou projetos de interesse da Paraíba e intercedeu pela liberação de recursos da União para a conclusão de obras constantes do cronograma administrativo local, além de discutir o andamento de alguns empreendimentos que contam com a parceria do Planalto. Ao presidente da Fundação Nacional de Saúde, Funasa, Ronaldo Nogueira, o governador apresentou 33 projetos na área de saneamento básico e tratou da intensificação de obras executadas mediante parceria com o órgão no Estado, tendo destacado a importância dessa colaboração para o desenvolvimento da Paraíba.
Pelo seu relato, oito municípios já foram contemplados com obras que irão assegurar à população água de qualidade, esgoto tratado, preservação do meio ambiente e saúde pública. O presidente da Funasa, conforme a assessoria do governo paraibano, enalteceu o trabalho de Azevêdo no sentido de assegurar investimentos relevantes para a Paraíba. “O governador tem sido muito atuante e tem acompanhado os projetos que implantamos na Paraíba. Recebê-lo na nossa sede, em Brasília, é sempre um privilégio”, frisou. As demandas da Paraíba na Funasa somam cerca de R$ 228 milhões e, segundo Ronaldo Nogueira, a determinação do governo é de que “sejamos eficientes e efetivos no desembolso para obras de saneamento que começam na ponta”.
Com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o governador João Azevêdo pleiteou a conclusão das obras do canal Acauã-Araçagy, a barragem de Retiro e a adutora que ligará a barragem de São Gonçalo até São João do Rio do Peixe. O gestor também discutiu com o ministro a liberação de recursos para as comunidades situadas nas proximidades dos eixos Norte e Leste da transposição do Rio São Francisco. João Azevêdo afirmou, também, que os recursos para a conclusão da adutora que ligará a barragem de São Gonçalo até São João do Rio do Peixe estão confirmados. “O ministro ficou de nos dar um posicionamento mas os recursos já estão garantidos e vamos licitar a obra imediatamente” – revelou Azevêdo, acrescentando que a adutora permitirá levar água até Capivara, atendendo a 12 cidades que são interligadas.