Nonato Guedes
O ex-senador Efraim Morais, que ocupa secretaria no governo João Azevêdo e é o presidente estadual do Democratas, vaticinou, ontem, o fortalecimento da legenda dentro do projeto de fazer o ex-PFL voltar a figurar entre os dois maiores da Paraíba. O prognóstico foi feito durante o pré-lançamento da candidatura do suplente de deputado Raoni Mendes a prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro. De acordo com o ex-senador, o crescimento do DEM, que em outras conjunturas foi fiel da balança nas disputas majoritárias locais, passa por um processo de filiação massiva de prefeitáveis até o fim de março. Depois, aproveitando a chamada janela partidária – brecha concedida pela lei – o Democratas espera receber centenas de postulantes ao cargo de vereador. A expectativa, também, é a de eleger entre 40 a 50 prefeitos.
Na avaliação do ex-senador, a Paraíba começa a sentir os reflexos do crescimento nacional da agremiação, que tem os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (SC), em seus quadros. Efraim admitiu que, por muito tempo, o partido que ele comanda teve uma atuação mais focada no interior do Estado, com forte penetração em municípios do Sertão, e que teve dificuldades para fixar-se dentro de João Pessoa, o que, acredita, começa a ser superado com o poder aglutinador que Raoni deverá demonstrar no páreo. “O DEM está partindo com uma candidatura que tem base, argumento, que tem fundamentos para competir e que se apresenta com uma proposta que só o nosso candidato tem para João Pessoa, por ser conservador na defesa dos valores da família e dos princípios da Igreja”, notou ele.
E arrematou: “O partido está cumprindo o cronograma, planejando-se para disputar as eleições com força total”. Já o deputado federal Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara, destacou diferenciais que, a seu ver, Raoni agrega para representar a legenda na disputa. “É um nome extremamente qualificado, capacitado, e uma pessoa que tem uma história construída com suas bases religiosas, que traz consigo os valores e princípios em defesa da família e cidadania, temas que estão em alta na política. Entendemos que há uma lacuna em João Pessoa a ser preenchida por uma pessoa que tem essa proposta. Raoni se encaixa na identidade que o Democratas possui”. Efraim Filho destacou, ainda, outra vantagem de Raoni que talvez nenhum outro postulante tenha – canal de interlocução com o governo do Estado e uma porta aberta com o governo federal.
– Ele (Raoni) terá todas as portas abertas para buscar as parcerias que João Pessoa deixou para trás, pela mesquinharia, timidez ou visão míope daqueles que ainda valorizam o rame-rame da política. Esta cidade precisa de energia, de fibra moral, de integridade e de retidão – discursou o deputado Efraim Filho. O parlamentar chegou a ser cogitado, na fase inicial de especulações, como alternativa para disputar a sucessão do prefeito Luciano Cartaxo, mas ressalta ter missões a cumprir no exercício do mandato parlamentar e defende a abertura de espaço para lideranças que estão se firmando positivamente no cenário, a exemplo de Raoni.