Com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, será lançada na manhã de hoje no auditório do Espaço Cultural, em João Pessoa, a campanha “Meu corpo não é sua folia”, em sua segunda edição, que tem como objetivo informar as mulheres e a população em geral, prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero, durante o Folia de Rua e o carnaval 2020. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, informa que mais de cinquenta mil leques e materiais de divulgação da campanha serão distribuídos durante as prévias dos blocos pré-carnavalescos em todo o Estado.
As prévias estão marcadas para ocorrer entre os dias 13 e 22 de fevereiro e o período do carnaval se encerra na terça-feira, 25 de fevereiro. Diz a secretária Lídia Moura: “A proposta da campanha é a de estimular, especialmente as mulheres, a denunciarem as ocorrências à polícia. Mantemos o slogan “Meu corpo não é sua folia”, que significa que nenhuma mulher pode ter seu corpo tocado ou ser importunada de qualquer forma sem o seu consentimento. O crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de prisão, conforme a Lei 13.718/18”.
Outra finalidade da campanha é divulgar o trabalho da Reacamv (Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba), coordenada pela secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. A jornalista Lídia Moura ressalta que a preocupação com a violência contra as mulheres é imperiosa, não apenas em termos de abusos sexuais, e lembra que tem sido alarmante o índice de feminicídios em diferentes regiões do Estado. São listadas como principais realizadoras da campanha: Delegacia Geral da Polícia Civil, coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, OAB, Assembleia Legislativa, prefeitura municipal e Câmara municipal de João Pessoa, destacando-se a parceria de estabelecimentos que integram a rede hoteleira. A campanha de conscientização aproveita, em paralelo, o incremento da presença de turistas de várias partes do Brasil e do exterior em João Pessoa, na atual estação.