Nonato Guedes
Reunida, ontem, em Brasília, com diretores do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a bancada federal paraibana viabilizou a retomada, nos próximos dias, das obras de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa, cuja paralisação se deu por falta de recursos. Ficou acertado que esses recursos vão ser assegurados através de emendas parlamentares. O deputado federal Efraim Filho, do Democratas, disse que o Dnit pediu aos parlamentares um gesto de destinação de R$ 15 milhões referentes a emendas de bancada, o que foi feito na hora, mediante assinatura de documento com esse compromisso.
– A nossa intenção foi a de mostrar que o Dnit e o governo têm a responsabilidade de apontar as soluções – acrescentou Efraim Filho, lembrando que as obras de triplicação da BR-230 foram paralisadas no segundo semestre de 2019, causando transtornos à população. Participaram da reunião os senadores José Maranhão (MDB) e Daniella Ribeiro (PP), bem como a deputada Edna Henriques e os deputados Efraim Filho, Pedro Cunha Lima, Gervásio Maia e Frei Anastácio Ribeiro. Os recursos com os quais a bancada se comprometeu alcançam a continuidade de obras no trecho que vai de Cabedelo até a entrada do Retão de Manaíra.
Em paralelo à retomada das obras, o Dnit busca a solução definitiva do projeto, articulando-se, inclusive, com empresas vencedoras da licitação para execução dos serviços de infraestrutura. Mesmo com a suplementação de recursos por parte da bancada paraibana, o Dnit terá que resolver a conclusão da obra em R$ 250 milhões. A obra total abrange trecho que se estende até Oitizeiro, em João Pessoa, na saída para Recife e Natal. O diretor do Dnit se comprometeu a concluir os serviços da triplicação em Cabedelo até o final de outubro deste ano. O general Santos Filho deixou claro, na ocasião, que com o esgotamento do prazo do contrato é necessário fazer uma nova licitação ou seguir a proposta que a própria bancada havia sugerido de que o Grupamento de Engenharia e Construção da Paraíba assumisse a execução das obras. O deputado Efraim Filho, através de sua assessoria, considerou positivo o encontro da bancada e frisou estar esperançoso quanto à agilização das providências.