O deputado estadual e líder do G11 Júnior Araújo, do Avante, aceitou o convite do governador João Azevêdo para assumir a Secretaria de Estado de Governo e aguarda uma conversa com o chefe do Executivo para acertar os detalhes da cerimônia de posse. Em consequência, os integrantes do G11, bloco parlamentar existente na ALPB desde a legislatura passada, aprovaram de forma unânime o nome do deputado Felipe Leitão, do Democratas, para exercer a liderança do grupo.
– Assumir a liderança do grupo demonstra a confiança que meus pares depositaram e depositam no meu trabalho enquanto parlamentar. Pretendo continuar mantendo a mesma postura na Casa de Epitácio Pessoa, comprometido com pautas de interesse da população paraibana. É uma grande satisfação e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade estar à frente de tão nobre incumbência – expressou o deputado Felipe Leitão. O “sim” de Júnior Araújo ao convite do governador João Azevêdo para assumir a secretaria foi dito logo após o término da sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, ontem, quando o gestor confirmou que estava tratando da ida do parlamentar para o primeiro escalão administrativo.
Ato contínuo, o G11 se reuniu na Casa para definir o ocupante da liderança do bloco, recaindo a preferência no nome do deputado Felipe Leitão. Na mensagem que levou aos deputados, o governador João Azevêdo fez menção à parceria e boa relação que sua administração tem procurado manter com os que fazem a Assembleia Legislativa. Azevêdo fez um apelo no sentido de que a mesma relação seja continuada neste ano, quando os desafios avultarão, exigindo pronta resposta e eficiência por parte do Poder Público. Disse que está aberto à discussão de reivindicações e demandas encaminhadas por parlamentares na condição de representantes de municípios e regiões do Estado, alertando, apenas, que é preciso compatibilizar tais pleitos com a realidade orçamentária do Estado.
No reinício das atividades parlamentares, a bancada de oposição na ALPB discute a troca da liderança do bloco, que é comandado, atualmente, pelo deputado Raniery Paulino, do MDB. A mais cotada para sucedê-lo é a deputada Camila Toscano, do PSDB, que já ocupou a posição de vice-líder na legislatura anterior. Camila é conterrânea de Raniery – ambos representam a região polarizada por Guarabira, no brejo paraibano. Ontem, Raniery Paulino teve papel de destaque na ofensiva da oposição traduzida no pedido de CPI sobre relação do governo com organizações sociais e, também, no endosso ao pedido de impeachment do governador João Azevêdo. A decisão sobre a liderança do bloco de oposição será tomada após o carnaval.