A deputada Pollyanna Dutra (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Semiárido paraibano, disse que o bloco está lutando para tornar a região competitiva dentro da estratégia do empreendedorismo e acredita que resultados promissores serão conquistados em pouco tempo. As ações desenvolvidas pela Frente presidida por Pollyanna resultaram, em 2019, na elaboração de aproximadamente 300 proposituras focadas na região. Em 2020, garante ela, “continuaremos focados na realização de eventos e ações que contribuam com a geração de emprego e renda na região”.
E acrescenta: “Vamos debater políticas públicas com ênfase na agricultura familiar, destacando as frutas tropicais, a exemplo da manga, que dá certo naquele sol e naquele solo, bem como castanhas e água de coco. O mel de abelha tem um valor agregado muito forte e é produzido nas plantas do bioma caatinga, merecendo nossa atenção, bem como a produção dos laticínios”. A Assembleia Legislativa do Estado possui atualmente 17 Frentes Parlamentares, que operam fazendo visitas técnicas, reuniões e debates com a população sobre ações nos âmbitos do empreendedorismo, meio ambiente, saúde e desenvolvimento do semiárido, entre outras prioridades. Essas Frentes já deram início na semana passada às agendas itinerantes na Paraíba, embora as atividades de plenário da Assembleia só venham a ser retomadas esta semana.
A Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico irá retomar, já no início deste ano, a realização de cursos de técnicas de vendas e Instagram para Negócios, que serão realizados, assim como em 2019, em municípios de todo o Estado e nos bairros da Capital paraibana. O deputado Eduardo Carneiro, que preside a Frente, lembrou que em 2019 foram promovidas ações em cidades como Areia, Cacimba de Dentro, Cabaceiras e Campina Grande, entre outras localidades. Já a deputada Estelizabel Bezerra, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, explicou que em 2020 os membros estarão focados na revalidação do Código de Defesa Animal. De acordo com a parlamentar, a Frente cogita acompanhar as condições gerais dos grandes felinos, no Parque da Bica, em João Pessoa, além de monitorar o litoral paraibano, em relação aos possíveis danos causados pelas manchas de óleo que chegaram à costa no final de 2019.
O deputado Raniery Paulino (MDB), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Portadores de Doenças Raras e com Espectro Autista, disse que no ano passado o grupo esteve empenhado em debater soluções que tragam agilidade aos diagnósticos. “Este é o maior desafio a ser enfrentado pelos pacientes”, revela Raniery, acrescentando que para o ano de 2020, além do agendamento de visitas técnicas, pretende seguir promovendo debates com profissionais da área da Saúde e elaborar projetos de lei que possam trazer qualidade de vida às pessoas com autismo e aos portadores de doenças raras.