Líder da maioria e relator da proposta da reforma tributária, o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, do PP, revelou no final da noite de ontem que a comissão mista da reforma contará com 50 membros, sendo 25 da Câmara e 25 do Senado. “O presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) anunciou para os líderes e combinou com os líderes da Câmara e do Senado a definição do número de deputados e senadores na comissão mista. Ficaram 25 parlamentares de cada Casa”, pontuou. Hoje, os líderes deverão indicar os nomes.
Aguinaldo já foi procurado por alguns deles que fizeram as indicações, mas resolveu esperar que elas se completem para que seja publicado o ato de criação da comissão já com todos os seus membros. De acordo com ele, a comissão deve ser instalada já na semana que vem. “Na próxima semana, com a presença do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que irá presidir a comissão mista, os trabalhos ganharão dinâmica e a expectativa é de que possamos avançar rapidamente na articulação para a convergência de textos e propostas”, assinalou Aguinaldo Ribeiro.
O parlamentar paraibano informou ainda ter tido acesso a pesquisas que demonstram que dentro do Congresso Nacional o índice de aceitação da proposta chega a 80%. “Vários institutos já demonstraram que mais de 80% dos parlamentares estão apoiando a reforma tributária e acreditam que este é o principal tema para ser enfrentado pela Casa”, declarou. Aguinaldo Ribeiro deixou claro que vai manter a postura de diálogo que tem adotado, dentro do objetivo que se determinou de construir consensos em torno de uma matéria que, a seu ver, pode contribuir de uma vez por todas para eliminar desigualdades intra-regionais.