Nonato Guedes
No ano em que completa 34 anos de fundação, o “Muriçocas do Miramar”, que já foi considerado um dos maiores blocos de arrasto do Brasil, retorna, hoje, apo percurso tradicional, descendo a avenida Epitácio Pessoa até a praia de Tambaú, ao som do cantor pernambucano Alceu Valença. A direção do bloco não divulgou estimativa de público e, diferente do carnaval 2019, em que as Muriçocas saíram pela Via Folia com dez trios elétricos, este ano a retomada do trajeto já consolidado será acompanhada por cinco trios. O compositor e cantor Mestre Fuba, ícone e um dos fundadores do bloco, explica que as mudanças atendem a um apelo do público e foram decididas após várias discussões.
A falta de verba, como ele confessou, foi o principal motivo em 2019 para a alteração na passagem do bloco, que se concentrou na orla e fez o percurso inverso, subindo a Epitácio Pessoa. O bloco, em 2012, tornou-se patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. Foi fundado em 1986, na casa de Vitória Lima, durante o aniversário do seu filho. Na ocasião, o grupo fez um percurso no bairro. Em 1987, o patrocínio de um empresário com um carro de som contribuiu para amplificar a dimensão do “Muriçocas do Miramar”. Além da redução da quantidade de trios, a direção do bloco resolveu investir em grupos de cultura popular, orquestras de frevo, ala ursa, que, na opinião de Fuba, são “a cara do carnaval”.
– Queremos valorizar a cultura, fortalecê-la através de pessoas que têm ligação com a Paraíba, resgatar a plasticidade. Temos hoje 34 estandartes dos melhores artistas paraibanos – conta “Fuba”, acrescentando que é melhor ter qualidade do que ter quantidade de pessoas. “O importante é ter um carnaval tranquilo, adequar a característica cultural do verdadeiro carnaval dentro do bloco”, enfatizou ele. Na noite de ontem, estendendo-se pela madrugada de hoje e repetindo uma tradição dos primórdios do bloco, houve serenata como parte do “Acorde Miramar”, com circulada por casas do bairro anunciando a chamada Quarta-Feira de Fogo, um contraponto à Quarta-Feira de Cinzas do carnaval propriamente dito.
Outras atrações para hoje, além de Alceu Valença, serão Zé Neto, Capilé, Orquestras de Frevo e Grupos de Cultura Popular. Calcula-se que 120 agentes de mobilidade da Semob estarão atuando no percurso da passagem do bloco “Muriçocas”. Eles também estarão em viaturas para monitorar o fluxo de veículos em toda a extensão da Via Folia, na Epitácio Pessoa, bem como no entorno da concentração dos foliões, na Praça das Muriçocas. Haverá reforço na quantidade de ônibus nos locais de encerramento dos blocos de maior público, como também no Terminal de Integração do Varadouro. Equipes da campanha “Meu corpo não é sua folia” farão abordagens e entregas de leques durante a concentração do bloco para informar as mulheres e a população em geral sobre como prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero durante o Folia de Rua e o Carnaval 2020. (Com informações do “Correio da Paraíba”).