Nonato Guedes
O senador Tasso Jereissati, do PSDB-CE, alertou que a redução da participação do Nordeste nas novas concessões de benefícios do Bolsa Família poderá significar o rompimento da região com o governo do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar tucano divulgou um vídeo em suas redes sociais em que condena a maior distribuição de benefícios para o Nordeste, onde está o maior número de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza do país. A bancada do Nordeste no Congresso Nacional conta com 151 deputados federais e 27 senadores.
Tasso Jereissati solicitou a convocação com urgência do ministro da Cidadania para comparecer ao Senado Federal a fim de explicar os fatos, possibilitando a adoção de medidas cabíveis. O senador foi relator da reforma da Previdência no Senado e é um parlamentar considerado alinhado com a agenda econômica do governo federal. No vídeo, ele classifica a queda da participação do Nordeste nas novas concessões como “uma das extravagâncias mais perversas que já vi de um governo”. O senador diz ainda que o ministro OnyxLorenzoni, da Cidadania, precisa fornecer esclarecimentos convincentes a respeito.
Como foi mostrado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo federal priorizou em janeiro famílias das regiões Sul e Sudeste que ficaram com 75% das novas concessões do Bolsa Família em detrimento das famílias do Nordeste que responderam por apenas 3% das inclusões. Vários parlamentares de outros partidos mas com atuação política em Estados do Nordeste estão protestando contra o governo Bolsonaro. Os oposicionistas alegam que se trata de medida revanchista por parte do Planalto em razão da votação majoritária alcançada no Nordeste, nas eleições de 2018 a Presidente da República, pelo candidato do PT, Fernando Haddad, contra Jair Bolsonaro.