Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), pré-candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro, ressaltou que continua dialogando com segmentos da sociedade sobre suas demandas essenciais para incorporá-las ao programa de governo que planeja defender na campanha eleitoral se for homologado pelo partido. Em entrevista ao programa “Correio Debate”, da 98 FM, hoje, o parlamentar opinou que há avanços e pontos positivos na gestão do atual prefeito Luciano Cartaxo (PV) e revelou que eventuais cargos da administração ocupados por tucanos estão à disposição do gestor para substituição. Enfatizou, contudo: “O PSDB é aliado mas não subordinado do prefeito Cartaxo”.
Carneiro asseverou que por enquanto não está tratando de questões políticas-partidárias, relacionadas, por exemplo, à formação de alianças para a disputa do pleito na Capital. Em termos pessoais, defende pluralidade de candidaturas, por entender que isto oxigena o processo democrático e facilita escolhas por parte do eleitor. Mas tal posição não significa rejeição a coligações, desde que sejam levados em conta critérios justos e proporcionais à significação dos partidos no processo político, bem como à sua densidade eleitoral. O deputado frisou que ainda recentemente externou esses pontos de vista ao prefeito Luciano Cartaxo (PV) mas foi sincero ao adiantar que “nada mudou até agora”.
Ruy já foi candidato a prefeito de João Pessoa em 2004, pelo PSDB, tendo sido derrotado por Ricardo Coutinho (PSB). Ele diz que como deputado federal tem procurado beneficiar a população da Capital dentro de suas atribuições na Câmara, bem como no empenho em outras esferas de poder. O deputado enalteceu realizações que foram implementadas no período em que Cícero Lucena foi prefeito de João Pessoa (em 1997, com reeleição no pleito de 2000). Ele foi secretário-chefe da Casa Civil na gestão de Cícero Lucena e já na época teve a oportunidade de se aprofundar no conhecimento de problemas da população, amplificados, a seu ver, em virtude da expansão natural vivenciada pela urbe. O deputado acha que o foco municipal será preponderante no contexto da campanha eleitoral.
Ruy Carneiro, respondendo a uma pergunta da produção do programa, disse que não se sentiu atingido por recentes declarações de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro, qualificando de “chantagistas” integrantes da Câmara Federal. Ao mesmo tempo, não se incomoda com manifestações que estariam sendo convocadas por apoiadores do atual governo federal, propondo o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Ruy Carneiro reagiu salientando que se coloca em outra perspectiva. “Como deputado federal, representante do povo paraibano, tenho procurado agir com espírito de colaboração para a solução de problemas nacionais e, no caso específico, para agilização de encaminhamento e solução de reivindicações que interessam ao nosso Estado”, finalizou Ruy Carneiro.