Nonato Guedes
A filiação do radialista Nilvan Ferreira, do Sistema Correio de Comunicação, ao MDB, está confirmada para a manhã de hoje na sede estadual do partido, na avenida Beira-Rio, em João Pessoa. O senador José Maranhão, presidente estadual da agremiação e articulador do convite para o ingresso de Nilvan, revelou que o comunicador “chega para somar na disputa pela prefeitura da Capital” em outubro. E acrescentou: “É uma grande aquisição o ingresso de Nilvan Ferreira nos quadros do MDB. Ele tem potencial jornalístico, é um radialista celebrado pelo grande público e terá todo o apoio da legenda na disputa eleitoral deste ano”.
O MDB cedeu o vice-prefeito eleito na campanha de 2016, quando indicou o então deputado Manoel Júnior para compor a chapa encabeçada por Luciano Cartaxo (PV) à reeleição. Júnior deixou os quadros do MDB e ingressou no “Solidariedade”, tendo se anunciado como provável candidato à sucessão pessoense. Ele não assume, porém, linha de oposição à administração municipal, cuja titularidade assumiu em diversas oportunidades, quando de viagens do prefeito Cartaxo. Desta feita, o MDB quer retomar posição de protagonismo na disputa em João Pessoa, evitando ser coadjuvante de outras legendas ou esquemas políticos. O lançamento de Nilvan, segundo Maranhão, é parte de estratégia mais ampla focada no fortalecimento do MDB em todo o Estado.
O deputado estadual Raniery Paulino, cogitado como candidato a prefeito de Guarabira, na região do Brejo, opina que o MDB está experimentando uma etapa de resgate histórico e, por isso, definiu a filiação de Nilvan Ferreira como um “somatório de vontades”, expressando que ele é um nome extraordinário. Maranhão, por sua vez, aposta no carisma do comunicador e no potencial dos veículos de comunicação junto a camadas do eleitorado. Raniery endossou as palavras de Maranhão e pontuou que o MDB está enviando à sociedade um recado sobre a recuperação de sua imagem. “O partido foi à lona nas eleições passadas muito em virtude do governo Michel Temer, mas, na Paraíba, ele vai ao encontro da sociedade e do desejo de austeridade, de probidade administrativa”, salientou.
Definido como um comunicador popular, que se atribui liderança no programa “Correio Debate” que apresenta por uma rede de emissoras de rádio e pela televisão, Nilvan Ferreira disse ao “Portal Correio” que está ingressando no MDB pelas mãos do senador José Maranhão e pela referência de um dirigente nacional do partido como o deputado Baleia Rossi (SP). “Estou indo para um MDB que está se oxigenando; que na semana passada filiou José Luiz Datena, que é um nome do jornalismo mais respeitado deste país”, frisou Nilvan, referindo-se ao colega da TV Bandeirantes, de São Paulo. Ele destacou, ainda, a postura do senador Maranhão, “extremamente comprometido com a lisura da coisa pública”, acentuando que não se conhece, nos três governos empalmados por JM, nenhum escândalo ligado a esquemas fraudulentos.