Lideranças partidárias no Congresso Nacional vão discutir se Câmara e Senado interromperão suas atividades por causa dos reflexos da pandemia de coronavírus. Se o Congresso parar imediatamente, pelo menos duas Medidas Provisórias podem cair nas próximas semanas: a do contribuinte legal e a do décimo terceiro salário do Bolsa Família. O senador Nelsinho Trad foi diagnosticado com a doença, Ele estava na comitiva do presidente Jair Bolsonaro que viajou aos Estados Unidos e era monitorado após o secretário de comunicação do governo Fábio Wangarten, que estava no mesmo voo, testar positivo.
A Câmara dos Deputados emitiu um ato da Mesa adotando medidas preventivas contra a propagação do coronavírus e, desde sexta-feira, parlamentares e servidores acima de 60 anos, gestantes, bem como os que tenham realizado recentes intervenções cirúrgicas e estejam realizando tratamento de saúde que cause diminuição da imunidade, transplantados e doentes crônicos, estão isentos de qualquer tipo de sanções administrativas por falta. No momento, a Câmara conta com 95 deputados com mais de sessenta anos, mas contando suplentes e licenciados, o número chega a 319 congressistas. Outra medida definida é a suspensão do registro eletrônico de todos os servidores, pois, conforme a argumentação que consta no ato, “o coletor biométrico pode ser potencial transmissor do vírus”.
Os eventos e audiências na Câmara também foram suspensos, excetos aqueles para os quais a Mesa Diretora venha a emitir uma autorização especial. Para os gabinetes receberem convidados, precisarão de uma autorização da Primeira-Secretaria da Casa, pois, do contrário, todas as visitas serão suspensas. As reuniões das comissões funcionarão somente com a presença dos congressistas e seus assessores diretos. O ato relembra que, conforme amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde, haverá inevitavelmente um crescimento exponencial de casos do vírus no país nas próximas semanas.