Nonato Guedes
Enquanto o governador João Azevêdo (Cidadania) agendou para hoje entrevista coletiva a fim de repassar informações à população paraibana sobre as medidas que estão sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, antecipa que o isolamento da população pode ser uma das medidas anunciadas, embora a Paraíba permaneça, até agora, sem casos confirmados no país, havendo apenas casos suspeitos, sob investigação rigorosa das autoridades médicas. Conforme atualização divulgada ontem pela secretaria de Saúde, são 33 casos suspeitos do novo coronavírus. Quinze suspeitas já foram descartadas desde o início das notificações.
O secretário revela que as deliberações de evitar aglomerações e inúmeras outras medidas preventivas foram definidas pelo Comitê de Gestão de Crise na Paraíba. “O que as pessoas têm que fazer é se isolar em casa e evitar contato com outras pessoas, procurando levar uma vida saudável. É esta a orientação que a secretaria de Saúde dá porque 80% dos casos cursam como um gripe comum”, ressaltou Geraldo Medeiros. Ele também lembrou que não existe ainda tratamento para o novo coronavírus e que a prevenção é a melhor alternativa para evitar a incidência de casos no território paraibano. Diariamente, o secretário tem repassado boletins e informações adicionais, em “briefings” com repórteres, aproveitando para tirar dúvidas acerca da pandemia e suas consequências.
Desde fevereiro, de acordo com o secretário, equipes de saúde de todos os 223 municípios paraibanos estão sendo capacitadas em caráter de urgência para realizar o diagnóstico precoce de possíveis casos e os procedimentos técnicos que devem ser feitos para isolamento dos pacientes. A prefeitura de João Pessoa, por sua vez, disponibilizou uma Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus no telefone 3218-9214, no qual médicos e enfermeiros estarão de plantão para orientar e prestar esclarecimentos à população. As 187 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e creches, receberam ontem pela manhã kits de higiene com sabonetes líquidos e álcool em gel, além de orientações aos profissionais sobre intensificação dos hábitos de higiene a serem repassados aos alunos.
Em Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) descartou, por enquanto, a possibilidade de suspensão ou adiamento do “Maior São João do Mundo” que acontecerá durante o mês de junho, atraindo públicos expressivos durante quase um mês. Mas Romero anunciou medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, levando em conta os nove casos suspeitos que estão sendo investigados em Campina Grande. Pelo decreto da prefeitura ficam suspensas por até 30 dias as atividades dos teatros municipais, da biblioteca pública e do Centro Cultural, não havendo atividades pelo mesmo período nos centros de idosos, na secretaria municipal de Assistência Social e no Instituto de Previdência do Servidor Municipal. Eventos que reúnam mais de 300 pessoas devem ser comunicados com antecedência mínima de 15 dias à secretaria municipal de Saúde, com apresentação do plano de contingência para prevenção da transmissão do Covid-19.