O arcebispo metropolitano da Paraíba Dom Frei Manoel Delson declarou que “em tempos dramáticos, os cristãos jamais devem perder a esperança”, ao comentar, em seu artigo publicado hoje no jornal “Correio da Paraíba” a repercussão da pandemia do novo coronavírus. O prelado opinou que o nosso país e o mundo inteiro atravessam com muita apreensão este momento de avanço da Covid-19. “O medo parece ser algo que não conseguimos evitar. Contudo, devemos nos assemelhar ao glorioso São José, Esposo da Santíssima Virgem Maria, que em tudo dependeu de Deus”.
E prossegue Dom Frei Manoel Delson: “Sabemos de quantas dificuldades iremos enfrentar, mas a fé será o nosso porto seguro. O Senhor caminha conosco. E temos os Santos como fiéis companhias nesses desertos da história humana”. O arcebispo diz que a Igreja ensina os cristãos a contar com a intercessão e a proteção de São José em tempos de pestes. “Essa proteção também significa iniciativa humana. Devemos rezar muito pedindo a proteção de Deus para que livre nosso povo de grandes males, como a pandemia da Covid-19. E devemos nos atentar rigorosamente aos hábitos higiênicos e seguir as orientações das autoridades de saúde. Vamos atravessar juntos, como um povo unido, esses dias difíceis. Mas não nos esqueçamos de que atravessaremos sob a proteção da Mão de Deus!”.
O arcebispo informa que existe, na tradição oracional da Igreja, uma oração muito antiga de São José, “que nos ensina a pedir a proteção de Deus em tempos de batalhas”. E transcreve a oração: “Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos. Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem. Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro”.
Dom Frei Manoel Delson completa: “Nossa vida nesta terra é sempre um combate. A fé é nosso consolo. E essa faz os nossos lábios e atitudes rezarem constantemente: Valei-me, São José! O povo paraibano, bem como o povo brasileiro, não está sozinho. O Senhor caminha à nossa frente, não há por que temer!”.