UPAs e hospitais municipais da capital paraibana irão passar por higienização completa nas áreas interna e externa como medida preventiva ao novo Coronavírus. Por determinação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, a força-tarefa de higienização inicia os trabalhos na manhã desta sexta-feira (27), a partir das 8h30, na UPA Oceania, seguindo para outras unidades hospitalares ou de pronto atendimento nos próximos dias. O reforço na limpeza é feito com máquinas de pulverização, ideal para áreas com grande circulação de pessoas.
Os profissionais que atuam na força-tarefa utilizam máscaras e vestimentas adequadas para o manuseio dos produtos de higienização. A limpeza é realizada junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Esta medida integra o conjunto de ações do Núcleo Intersetorial de combate ao novo Coronavírus. Hospitais e UPAs terão um aumento no fluxo de pessoas. A Prefeitura está se antecipando, dando ainda mais segurança a quem precisar dos serviços de saúde”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.
A meta é de que todo o entorno de hospitais municipais e UPAs seja concluído até o dia 07 de abril. A ação de assepsia urbana ajuda a reduzir a velocidade de circulação de agentes infecciosos. Com equipes reduzidas para evitar aglomeração, o trabalho prevê a limpeza de pontos de contato externos como grades, postes, guarda-corpo e o piso, além de áreas internas. “A ação já foi realizada na base do Samu, que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), e nos mercados públicos. Este trabalho de prevenção, mais uma medida contra a propagação da Covid-19, será permanente”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra.
Higienização – A força-tarefa de higienização é composta pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Nos casos das UPAs e dos hospitais, o trabalho é também realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.