A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, avalia como prematuro tratar do adiamento das eleições municipais de 2020. “Essa avaliação é compartilhada pelo vice-presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que estará na Presidência do TSE durante o próximo pleito”, afirmou.
A ministra disse que segue cumprindo rigorosamente o calendário eleitoral. “O Tribunal segue orientando suas ações no sentido do estrito cumprimento das etapas do calendário. Estas, em essência, estão previstas pela legislação federal e pela Constituição da República. Assim sendo, em viés jurídico qualquer iniciativa em sentido diverso extrapola os limites de atuação da Justiça Eleitoral”, explicou.
Rosa Weber destacou ainda que os graves impactos da pandemia do Coronavírus na saúde pública têm acarretado múltiplas dificuldades em todas as áreas, inclusive no âmbito da Justiça Eleitoral.
“Estamos acompanhando atentamente a evolução diária do cenário nacional, inclusive para eventuais reavaliações, mantidas as atividades essenciais à realização das Eleições 2020”, finalizou a presidente do TSE.