Com base na experiência internacional e nas recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) publicou, nesta terça-feira (31), medidas preventivas ao novo Corona vírus em enterros e velórios. De acordo com o novo protocolo, os velórios de pessoas falecidas devido à Covid-19 ficam suspensos, uma vez que pode haver risco de transmissão para amigos e familiares, e o sepultamento deve ser imediato.
Nos cemitérios públicos municipais, os enterros devem ser realizados das 9h às 16h e não haverá mais velórios nestes locais. Nos casos sem evidência de morte em decorrência da Covid-19, só serão permitidos sepultamentos e velórios em espaços privados com até 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, 2 metros. O tempo máximo previsto de duração do velório será de 4h. “Em todo o mundo, estão sendo tomadas medidas nesse sentido, o que ajuda a reduzir os riscos de propagação do vírus. Estamos adequando o protocolo municipal ao que preconiza Ministério da Saúde e a Anvisa, reforçando ainda mais as ações preventivas na Capital”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra.
De forma excepcional, recomenda-se que seja evitada a presença de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de gestantes, lactante e pacientes com doenças crônicas ou respiratórias, nos velórios e enterros. O documento oficial também recomenda a higienização das mãos, ao entrar no cemitério, e pede que sejam evitados contatos físicos, como beijos, abraços ou apertos de mão. Caberá ao serviço funerário, seja público ou privado, ofertar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para a devida higienização. A disponibilização de alimentos não será permitida.
Limpeza – De acordo com o secretário Zennedy Bezerra, a Prefeitura de João Pessoa concluiu, no início desta semana, um cronograma de higienização nos cemitérios municipais. “O trabalho já foi realizado nos seis cemitérios municipais. Este será um serviço permanente, que traz mais segurança para profissionais e para quem precisar visitar esses espaços”, disse.