Nonato Guedes, com UOL
Para driblar a exposição ao novo coronavírus, o apresentador Matheus Ribeiro, da afiliada da Globo em Goiás, tem comandado o Jornal Anhanguera – Segunda Edição, diretamente de sua casa. Com recursos próprios, ele improvisou um cenário e estreou na segunda-feira a transmissão ao vivo de seu estúdio particular em Goiânia, segundo revela o site “Notícias da TV-UOL”. Matheus Ribeiro foi quem apresentou o “Jornal Nacional” no ano passado, dividindo bancada com a jornalista paraibana Larissa Pereira, apresentadora do JPB Segunda Edição, da TV Cabo Branco, de João Pessoa, quando do rodízio de âncoras nas comemorações dos 50 anos do JN. Larissa continua apresentando o JPB nos estúdios da TV Cabo Branco, mas a direção da emissora permitiu que repórteres entrem ao vivo direto de suas casas, transmitindo informações apuradas via telefone ou por e-mail e redes sociais.
Na TV Anhanguera, em Goiás, a direção de Jornalismo determinou que todos os profissionais se revezem em suas funções para reduzir o tempo de exposição e, dessa forma, correr menos riscos de contraírem a Covid-19. Na nova regra determinada pela emissora, a equipe foi dividida em duas, cada uma trabalhando em uma semana. Nesta, Ribeiro estaria de folga, mas optou por seguir à frente do noticiário. Para isso, usou de recursos próprios com vistas a montar um cenário improvisado e realizar a transmissão de seu estúdio particular. Alguns repórteres também têm usado seus equipamentos pessoais para entrarem ao vivo nos telejornais da emissora. Enquanto cinegrafistas vão às ruas, eles aparecem de suas residências para anunciarem e comentarem as reportagens que têm sido veiculadas nos noticiários.
Matheus Ribeiro faz parte do time de apresentadores que se revezam na bancada do Jornal Nacional aos sábados. No início de março, ele chegou a ficar alguns dias afastado do trabalho por ter apresentado sintomas da Covid-19. Após a realização de testes, ele retornou à emissora assim que se recuperou completamente. Ele e Larissa Pereira apresentaram o “Jornal Nacional” no dia nove de novembro de 2019. A escolha dos âncoras de telejornais regionais, segundo o apresentador oficial do JN, William Bonner, foi feita por sorteio. Para Larissa, foi o coroamento de conquistas profissionais. Depois de passar uma temporada na Rede Globo Nordeste em Recife, Pernambuco, ela voltou à Paraíba para ser apresentadora do JPB substituindo a Edilane Araújo, que concluiu seu ciclo na frente das câmeras. No “Jornal Nacional”, a jornalista paraibana afirmou: “Nesta bancada do Jornal Nacional eu sou muito mais do que a jornalista Larissa Pereira. Aqui, eu sou Paraíba e tenho orgulho disso”. Recebeu, na volta, homenagem na Câmara Municipal de João Pessoa.