Durante uma nova videoconferência com os demais governadores do Nordeste e representantes do Comitê Científico do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) relatou, ontem, as ações que estão sendo desenvolvidas no Estado para conter a propagação da Covid-19 e os investimentos para assegurar o atendimento aos paraibanos, bem como condições de trabalho aos profissionais de Saúde, que estão se expondo nessa fase. Deu conta, então, da montagem do hospital de campanha junto ao Hospital Metropolitano de Santa Rita, com a disponibilização de 100 leitos e, numa segunda etapa, de 200 leitos.
A videoconferência serviu para a apresentação do plano de trabalho do grupo formado por cientistas, médicos e técnicos, que dará suporte às tomadas de decisões dos gestores estaduais em relação à pandemia do novo coronavírus. O Comitê Científico irá trabalhar com o estudo dos casos de todos os Estados da região para traçar estratégias unificadas de enfrentamento à Covid-19. O grupo é coordenado por Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e computadores e por Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts, nos Estados Unidos e ex-ministro da Ciência e Tecnologia. Conta com a colaboração de representantes de todos os Estados do Nordeste.
João Azevêdo, na reunião on-line, informou que no Plano de Contingência da Paraíba houve a projeção estimada de 181 leitos de UTI nas três primeiras ondas do coronavírus e, pelo menos, 400 leitos de enfermaria, sendo que cada onda será iniciada a partir da ocupação de 50% da anterior. A representante da Paraíba no Comitê Científico, Priscila Sá, falou do trabalho para montar um banco de dados a fim de estudar o comportamento do vírus no Estado. “Nós iremos, em pouco tempo, mostrar quais as comorbidades, os principais grupos de risco e o que está acontecendo na Paraíba”, acentuou. Por outro lado, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares publicou edital de processo seletivo super-simplificado, realizado em caráter emergencial, para cadastro de reserva de até seis mil profissionais para atuar temporariamente no enfrentamento àCovid-19 nos 40 hospitais universitários que integram a Rede Ebserth. Os salários vão de R$ 3.255,32 a R$ 10.350,45.