Nonato Guedes
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente do PSD na Paraíba, afirmou que o isolamento social provocado pelas medidas de prevenção no enfrentamento ao novo coronavírus atrapalhou muito as articulações políticas que estavam programadas para o ingresso de novos filiados ao partido com vistas à disputa das eleições de outubro. Romero salientou que a prioridade do momento vem sendo a de tentar conter o alastramento da epidemia, bem como salvar vidas. “Temos que nos dedicar ao combate ao coronavírus e acomodar a questão partidária”, enfatizou.
Romero, que está à frente do segundo mandato como gestor da cidade Rainha da Borborema, ainda ontem voltou a tomar medidas relacionadas a atividades econômicas e sociais, valendo-se como parâmetro do decreto do governo do Estado que fixou estado de calamidade pública nas localidades com registro de casos de contaminação por Covid-19. A circulação de ônibus em Campina Grande, por exemplo, está vetada hoje, devendo ser liberada amanhã mas para uma frota reduzida. O prefeito revela que seu propósito é o de colaborar com as recomendações no sentido de que sejam evitadas aglomerações.
A decisão mais difícil tomada por Romero Rodrigues esteve ligada à realização dos festejos juninos. Campina se orgulha de realizar, anualmente, “o maior São João do Mundo”, com a atração de turistas de várias localidades dos diferentes Estados brasileiros e do exterior. Para efeito de mídia, tem estimulado a “rivalidade” com Caruaru, Pernambuco, que também promove festejos juninos de repercussão com a presença de artistas da região e de fora. Quando da eclosão da pandemia do coronavírus, o prefeito Romero Rodrigues promoveu debate com representantes de diversos setores ligados ao comércio e ao turismo de Campina Grande para examinar alternativas quanto ao calendário da festa de São João. As discussões sinalizaram para um consenso: o adiamento dos festejos para o período de nove de outubro a oito de novembro, coincidindo com o aniversário de emancipação de Campina Grande. A expectativa é intensa quanto ao resultado da medida tomada, que causou controvérsia.
Enquanto isso, o presidente do PSDB paraibano, deputado federal Pedro Cunha Lima, destacou que o partido adotou medidas para resguardar a vida de todos neste período de isolamento social e exemplificou que as reuniões estão sendo realizadas por videochamadas. Textualmente, Pedro Cunha Lima frisou: “As reuniões partidárias que forem necessárias serão feitas de forma virtual, através de tele ou videoconferência, por meio dos recursos tecnológicos disponíveis a cada filiado”. O deputado afirmou que o PSDB paraibano cumpriu à risca a resolução tomada pelo PSDB nacional, pela qual ficaram suspensos todos os atos de filiações nos municípios, de forma a evitar aglomerações em recintos fechados.