Kubitschek Pinheiro
Com 22 anos instalado em solo paraibano, já tendo colocado milhares de profissionais no mercado de trabalho, de todas as ares, Saúde, Educação, Direito, Publicidade, Nutrição, Odontologia e outros, o Centro Universitário UNIESP não para.
O destaque de hoje são para os professores do curso de Psicologia do Uniesp, através da Clínica de Saúde Integrada, que estão se disponibilizando de forma gratuita para atendimentos de escuta psicológica online para toda a comunidade. O serviço é gratuito e funciona através do programa/aplicativo Skype: basta procurar pelo endereço escutapsicologica@iesp.edu.br e conversar com um dos profissionais de plantão nos horários divulgados.
Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as medidas de isolamento social deixaram muitos pacientes sem atendimento presencial. Além disso, a quarentena acaba fomentando novas demandas, como explica a professora Denise Reinaldo, uma das psicólogas de plantão. “A quarentena, isolamento social, homeoffice, mudança de rotina, excesso de informações acerca do COVID-19, possíveis perdas financeiras, tédio, medo de ser infectado são exemplos de fatores que tem gerado efeitos psicológicos nocivos para a sociedade, ou seja, pânico, crises de ansiedade, tristeza, desmotivação, discórdias, irritabilidade etc”, ressaltou.
“Nosso trabalho se amplia a cada dia. Apoiamos a aplaudimos mais essa iniciativa e outras virão, nesse tempo de coronavírus”, disse a reitora do Uniesp, professora Erika Marques.
“Valorizamos todos os que formam a família Uniesp na Paraíba, pelo crescimento dos alunos e estamos oferendo os melhores serviços para que todos estevam bem, nesse período de trabalho remoto. E tudo isso vai passar, com a graça de Deus”, comentou a professora Graça Holanda Colaço Martins, mantenedora do Uniesp
O serviço é uma forma amenizar a necessidade de consultas durante este período. Para isso, são disponibilizados horários em todos os dias úteis. “Com a finalidade de ajudar no combate a esses efeitos, os psicólogos da UNIESP estão disponibilizando escuta psicológica via Skype e de forma gratuita a toda a população. O objetivo é acolher e possibilitar a redução do sofrimento mental frente às situações de confinamento e distanciamento social”, afirmou a professora Denise.