Nonato Guedes
O Partido Progressistas está à disposição do ex-senador Cícero Lucena caso ele pretenda viabilizar uma candidatura a prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro. Foi o que asseverou, em entrevista ao programa Correio Debate,da rádio 98 FM, o vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, presidente estadual do PP, dizendo-se regozijado pela filiação de Cícero aos quadros da legenda no último final de semana, depois de uma prolongada militância nos quadros do PSDB, pelo qual se reelegeu prefeito da Capital em 2000, depois de ter se desfiliado do PMDB.
Enivaldo ressaltou que Cícero tem um currículo político expressivo, como ex-vice-governador e governador, prefeito de João Pessoa por dois mandatos, secretário de Políticas Regionais, com status de ministro, do governo federal, secretário de Estado e senador da República. Para ele, o ingresso de Cícero no PP contribuiu para o fortalecimento da agremiação e fez parte da estratégia montada pelo partido para ampliar seus quadros na conjuntura local. Além de Cícero, assinaram ficha no Progressistas o ex-prefeito de João Pessoa, Chico Franca, e cinco vereadores da Câmara pessoense, entre eles o presidente da Casa, João Corujinha.
O dirigente estadual do PP não comentou as versões que têm transcorrido nos meios jurídicos sobre presumível inelegibilidade de Lucena no pleito de outubro, por enquadramento na Lei da Ficha Limpa, devido a restrições legais quanto a contas remanescentes do período administrativo como prefeito. Cícero, por sua vez, tem sido enigmático quanto a uma provável candidatura novamente a prefeito. Mesmo quando estava filiado ao PSDB, ele não aprofundava opiniões a respeito do assunto. Isto fez com que o deputado federal Ruy Carneiro se sentisse liberado para anunciar-se pré-candidato a prefeito da Capital, novamente, inclusive abrindo um canal nas redes sociais para debate dos problemas que afetam a população e apresentação de propostas com vistas ao seu equacionamento.
Enivaldo Ribeiro não trabalha com a perspectiva de adiamento das eleições para dezembro ou de prorrogação de mandatos em virtude dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Tanto assim que prognosticou cenário de expansão da legenda de que fazem parte seus filhos, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro, frisando que a aposta estratégica é no lançamento de candidaturas próprias a prefeituras de cidades importantes do Estado. Em relação a Campina Grande, admitiu possibilidade de aliança na disputa majoritária, mencionando o seu neto, Lucas, como quadro de valor emergente. Pontuou que as definições em Campina Grande estão condicionadas a entendimentos políticos que ainda serão aprofundados quando se aproximar a campanha eleitoral propriamente dita.
A senadora Daniella Ribeiro já havia se manifestado saudando o ingresso do ex-senador Cícero Lucena nas fileiras do PP. Ela opinou que Lucena é um quadro credenciado para voltar a disputar a prefeitura de João Pessoa, mas ponderou que há outros nomes que podem ser colocados na mesa de discussões. Daniella também fez referência ao processo de fortalecimento das bases do “Progressistas” no Estado, salientando que o partido tende a exercer protagonismo efetivo em várias regiões do Estado a partir das eleições vindouras.