Nonato Guedes
O cantor Roberto Carlos comemora o seu aniversário, hoje, com “live” no Youtube e no Globoplay, no começo da noite, em uma produção muito bem cuidada para assinalar os 79 anos de idade do filho ilustre de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo. O show de hoje, de 45 minutos, será transmitido via internet da residência do cantor, no Rio de Janeiro e será parcialmente veiculado no programa “Domingão do Faustão”, da TV Globo, que tem apresentado reprises desde as normas impostas com o alastramento do coronavírus. No dia 10 de dezembro de 2019, Roberto Carlos se apresentou no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, para um público compacto e empolgado que o aplaudiu de pé ao final. O Teatro estava lotado e foi alvo de elogios do “rei”.
Ele disse, naquela noite: “O povo paraibano está de parabéns. Pedra do Reino está entre os melhores teatros do mundo. É uma casa perfeita, com tantos detalhes, muito linda….” A obra, construída no governo de Ricardo Coutinho (PSB) já acolhera apresentações de artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, Gal Costa, Ney Mato Grosso e Toquinho. Roberto Carlos se apresentou por cerca de duas horas, interagindo constantemente com a plateia e exaltando as mulheres. No ritual de distribuição de rosas com as mulheres, no encerramento do espetáculo, por pouco Roberto não foi arrastado do palco por fãs concentrados em círculos em derredor. Didático, o artista contou ao público que as músicas que compõe e que fazem parte do seu repertório são inspiradas em fatos marcantes de sua vida. “Tudo sempre me dá motivo para fazer uma música”, revelou o rei do MPB.
Foi um dos shows mais aguardados dos últimos tempos na Paraíba, em meio a especulações de que o rei iria reduzir o número de apresentações variadas a partir de 2020 – os espetáculos cairiam de uma média e 130 para menos de 100, devendo privilegiar centros maiores no Brasil e no exterior. Conforme relatou o site “Os Guedes” em matéria do dia 11 de dezembro, Roberto intercalou performances de pura emoção com instantes de melancolia, ao evocar em músicas figuras como a mãe, “Lady Laura” e um dos grandes amores de sua vida, Maria Rita. Também se emocionou ao homenagear Erasmo Carlos, o “amigo de todas as horas”, que nunca recusou um chamado seu para compor uma música ou bater papo e trocar ideias, ora no Rio, onde Roberto reside, ora em Nova Iorque, onde se apresentou várias vezes. “Devo a figuras parceiras muito do sucesso da minha carreira. Não consegui isso sozinho, ninguém consegue”, confessou Roberto Carlos ao público de João Pessoa.