Nonato Guedes, com assessoria
Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o tucano paraibano Pedro Cunha Lima fez uma defesa das universidades públicas brasileiras, destacando que elas têm um motivo óbvio para se manterem sem aulas presenciais: o risco de contágio entre pessoas por causa do coronavírus. “Neste momento, o combate à proliferação da doença é o mais importante na garantia da vida”, expressou o deputado, acrescentando: “Quem está ficando em casa não fica porque quer. Ninguém é joio por tentar salvar vidas”.
Cunha Lima se manifestou sobre o assunto ao ser questionado sobre a defesa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que no final de semana se declarou favorável à volta às aulas, informando que as universidades que estão mantendo as atividades serão premiadas. Pedro enfatizou que este é um momento de união e de deixar as ideologias políticas de lado. “O momento é de agir com inteligência, com unidade, sem querer gerar o pânico, mas sabendo com o que estamos lidando. Não podemos errar com esse vírus. E acertar envolve uma atitude de cada um de nós”, acentuou. Por sua vez, o deputado federal Ruy Carneiro, também do PSDB, defendeu uma postura mais enérgica dos gestores públicos e políticos brasileiros, nesta fase de proliferação do coronavírus.
O parlamentar criticou aqueles que ficam fazendo jogo eleitoral ou fazendo intrigas e disputas que, a seu ver, resultam apenas em politicagem. “As famílias precisam de apoio, de renda e de saúde, não de politicagem e divisões”, defendeu Ruy Carneiro. Observou o parlamentar que o panorama da crise instalada pelo coronavírus atinge de forma contundente os brasileiros. “A nossa Paraíba já contabiliza mais de trinta mortes oficiais. E todos os especialistas dizem que vai piorar muito e faltar leito para atender as pessoas. Mas não há estatística que defina a dor das pessoas que estão perdendo seus parentes e amigos nesta guerra”, comentou Ruy Carneiro.
Ele enfatiza que o auxílio emergencial aprovado pelo Congresso Nacional precisa chegar às 45 milhões de pessoas inscritas. E adverte que somente com diálogo e respeito firme às instituições democráticas o Brasil vai conseguir superar a crise. “Há um panorama complicado na saúde e difícil de equacionar com as questões econômicas. As famílias precisam de apoio por causa da falta de trabalho. E não é hora de ninguém ficar fazendo jogo eleitoral”, reiterou Ruy Carneiro. Ele informou que disponibilizou R$ 1,3 milhão em emendas diretamente para a prefeitura de João Pessoa no combate à Covid-19. Em toda a rede de saúde da Paraíba, a soma das emendas que Ruy diz ter destinado chega a R$ 14 milhões.
– Mas a questão econômica, em João Pessoa e por todo o país, precisa de grande atenção – prossegue Ruy Carneiro, dizendo que está construindo um plano junto com especialistas para tratar dos próximos passos que a conjuntura nacional deve dar. “É preciso agir rápido para salvar a vida das pessoas, garantir a renda e os empregos.É por isso que estou trabalhando em um conjunto de propostas para que se organize uma grande mobilização em João Pessoa e na Paraíba em favor do emprego. Nossa luta é para apresentar soluções para essa crise no curto, no médio e longo prazos. Isso é urgente”, arrematou o parlamentar do PSDB.