Nonato Guedes
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, em mensagem reproduzida por redes sociais, fez um alerta a prefeitos e outras autoridades municipais na Paraíba no sentido de que procurem reforçar medidas de isolamento social, diante da perspectiva de agravamento da incidência de casos do novo coronavírus. A manifestação de Galdino tomou por base pronunciamento do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, advertindo para o pico da incidência de novos casos de covid-19, previsto para ocorrer no mês de maio. O secretário salientou que, atualmente, a situação se mantém relativamente sob controle, mas já vislumbra sinais de saturação quanto à ocupação de leitos de UTI em hospitais da rede pública.
– Todo o empenho e colaboração vão ser imprescindíveis para evitarmos uma tragédia – acrescentou o secretário de Saúde, destacando a velocidade com que passou a se dar a ocupação de leitos por casos suspeitos de contaminação por covid-19. Geraldo Medeiros foi enfático ao alertar para um esforço conjunto visando a evitar que João Pessoa se transforme numa nova Manaus, referência à capital do Amazonas, que enfrenta extremas dificuldades para fazer frente à calamidade provocada pela pandemia. Medeiros lembrou que o contágio rápido na capital do Amazonas foi detectado em plena conjuntura de colapso de unidades da rede pública de Saúde, o que está gerando uma “situação de terror”.
O deputado Adriano Galdino lembrou que a Assembleia Legislativa e os demais Poderes estão contribuindo com propostas e soluções para dotar a rede pública de condições de atendimento à demanda de infectados com o novo coronavírus. No entanto, frisou que a situação pode se tornar alarmante se não forem obedecidas regras de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde, bem como outras regras elementares apropriadas para a situação. “A colaboração consciente da sociedade é fundamental para o êxito das ações públicas de enfrentamento que estão sendo executadas”, pontuou Adriano Galdino, solicitando aos prefeitos que, através de videoconferências em seus municípios, transmitam as informações necessárias aos habitantes das respectivas localidades, dentro da estratégia de ampliar a prevenção ao coronavírus.