O deputado Efraim Filho (Democratas), coordenador da bancada federal paraibana, informou que em meio à repercussão sobre a ausência de leitos federais no Estado, na atual situação de calamidade provocada pelo novo coronavírus, houve uma ação rápida junto ao Ministério da Saúde e ao governo federal no sentido de que não houvesse tratamento diferenciado à Paraíba. Na sequência, o ministro da Saúde, Nelson Teich, autorizou a disponibilização de 77 leitos. A publicação do ato já foi autorizada e a ampliação deverá ser efetivada ainda esta semana, representando um valor de R$ 11 milhões, referente a três meses antecipados do serviço.
Serão beneficiados os seguintes hospitais, de conformidade com a proposta que foi encaminhada pelo governo do Estado: na grande João Pessoa, hospitais Clementino Fraga, Santa Isabel, Metropolitano Dom José Maria Pires; em Campina Grande, hospitais Pedro I, Severino Bezerra de Carvalho e, no interior, hospital regional de Cajazeiras e hospital Janduhy Carneiro, na cidade de Patos. Nas palavras do deputado Efraim Filho, “a bancada federal tem conseguido cumprir seu papel de ponte entre o governo federal do presidente Jair Bolsonaro e o governo estadual”. O parlamentar ressaltou ainda: “Em tempos de crise, é momento de ajudar a salvar vidas e conquistar para a Paraíba recursos e investimentos que nos deixarão mais preparados para enfrentar a pandemia de covid-19”.
Conforme consta do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, a Paraíba já registra cerca de 50% dos leitos ocupados nas unidades de terapia intensiva adultas. A taxa total de ocupação é de 38%, incluindo leitos pediátricos e obstétricos. Por outro lado, o governador João Azevêdo (Cidadania) revelou que os termos do novo decreto com medidas de isolamento social na Paraíba devem estar formatados até sexta-feira, dia primeiro de maio. Citou que algumas medidas que afetam setores da economia deverão ser flexibilizadas, enquanto outras podem ser endurecidas. Justificou Azevêdo que o setor econômico é muito amplo e que o poder público começa a identificar algumas necessidades que são reais e que demandam adaptações em termos de decreto. Hoje, o governador deverá realizar videoconferência com os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, de Campina Grande, Romero Rodrigues, e com o presidente da Famup, George Coelho, figurando na pauta as medidas para o novo decreto que deverá estar pronto até o final de semana.