Nonato Guedes
Em reunião realizada ontem, por meio de videoconferência, o governador João Azevêdo (Cidadania) e os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) e de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), avaliaram o avanço da Covid-19 no Estado e discutiram o direcionamento de ações conjuntas voltadas ao enfrentamento da doença. Da reunião participou, ainda, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, prefeito de Sobrado. Em entrevista à TV Cabo Branco, ainda na noite de ontem, o governador João Azevêdo informou que está reforçando a logística das medidas de enfrentamento ao coronavírus, diante da perspectiva de “pico” da doença, com elevado grau de contaminação.
Entre as ações definidas com os prefeitos, ficou acertado que as Procuradorias e as Secretarias de Saúde do Estado e das prefeituras de João Pessoa e Campina Grande dialogarão hoje, quinta-feira(30), sobre propostas referentes ao isolamento social, medida adotada pelas gestões estadual e municipais para evitar a propagação do vírus. Além disso, os gestores também concordaram em promover encontros semanais com o objetivo de atualizar o calendário das ações de enfrentamento ao coronavírus, podendo os encontros contar com a presença de representantes de outras instituições. A conscientização sobre o uso de máscaras, bem como a importância dos testes rápidos para traçar o perfil epidemiológico no Estado, igualmente constaram da pauta da reunião.
Da parte do governador João Azevêdo, a avaliação do encontro foi positiva e ele destacou a importância da união das esferas públicas para aprimorar o atendimento à população. “Esse foi um momento muito importante e sabemos que esse não é um trabalho individual, pois entendemos que só vamos vencer essa batalha se tivermos a união de esforços”, pontuou. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, enfatizou a necessidade de haver uma avaliação conjunta sobre a pandemia. “Nós precisamos analisar esse momento de uma maneira macro e compartilhar ideias e ações é sempre muito importante, porque esse não é um problema localizado e exige de nós responsabilidade com nossas cidades para podermos salvar vidas”, frisou.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, complementou: “Nós devemos manter a melhor relação e parcerias possíveis porque são medidas essenciais para a política de saúde e estamos à disposição para vencer a questão da pandemia da melhor forma possível”. Da parte do presidente da Famup, George Coelho, houve enaltecimento à iniciativa de se manter aberto um canal de diálogo entre os gestores públicos. “Nós vamos seguir o governo do Estado, sabemos das dificuldades de cada município, mas compreendemos que estamos passando por um momento delicado na saúde”.
Na entrevista à TV Cabo Branco,o governador João Azevêdo aludiu ao pagamento de salários aos servidores públicos informando que o calendário, até agora, mantém-se inalterado e que a sua administração continuará desenvolvendo todos os esforços para assegurar a regularidade do pagamento “nesta hora difícil de situação de calamidade”.