Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu as pensões de ex-governadores da Paraíba. A rejeição dos embargos apresentados pela Assembleia Legislativa da Paraíba à Corte colide com a atuação do parlamentar, que é autor de um projeto de lei para extinguir os salários pagos aos que já foram chefes do Executivo estadual. Na Paraíba, cerca de R$ 3 milhões são gastos anualmente com pensões a ex-governadores ou a viúvas de ex-governadores.
Na opinião do tucano Ruy Carneiro, a decisão do Supremo Tribunal Federal restabelece a justiça com o uso do recurso público na Paraíba. “Esse salário pago aos ex-governadores é uma aberração. Se já era antes dessa crise do coronavírus, agora é que parece-me um desequilíbrio. É uma injustiça com o contribuinte, e uma agressão para as pessoas que estão passando por situações de vida tão complicadas, pontuou o deputado Ruy Carneiro. “Não poderia haver momento mais oportuno”, completou o deputado.
Ruy Carneiro é co-autor de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 269/2013) que prevê a extinção do privilégio. “É uma agenda que defendo há muito tempo. A população quer ver o exemplo na raiz. Os políticos não podem se achar privilegiados e ter tantos benefícios, enquanto o povo sofre para conquistar o pão de cada dia”, arrematou o parlamentar.