Nonato Guedes
Com a confirmação de que o marido da jornalista Larissa Pereira, Peterson Anjos, testou positivo para o novo coronavírus, a apresentadora do JPB Segunda Edição, da TV Cabo Branco, afiliada da Globo na Paraíba, foi afastada do trabalho presencial durante o período de quinze dias. Larissa cumpre quarentena e trabalha diretamente de casa. A própria apresentadora confirmou o fato, ressaltando que o marido está bem e se recuperando. Os dois moram juntos, estão se cuidando e adotando todas as recomendações de precaução expedidas por órgãos de saúde. Larissa Pereira projetou-se nacionalmente ao atuar como âncora de uma edição do “Jornal Nacional”, no rodízio feito com apresentadores regionais por ocasião das comemorações dos 50 anos do telejornal de maior prestígio no país.
A Rede Paraíba de Comunicação, que tem dado cobertura ao noticiário sobre os casos de covid-19 no Estado, passou a adotar medida de segurança no combate ao novo coronavírus entre seus profissionais, seguindo orientações da Rede Globo. A partir desta semana, visando proteger os repórteres que estão diariamente em trabalho externo para levar a notícia ao telespectador, decidiu-se que eles passariam a usar as máscaras de proteção mesmo diante das câmeras. Os jornalistas utilizavam a máscara de proteção arte momentos antes de entrarem no ar. O que muda, a partir de agora, é que eles continuam com o equipamento durante as entradas ao vivo. A exceção é apenas para os que estão trabalhando de casa.
O estúdio, que é um ambiente controlado, permite que os âncoras de cada telejornal apresentem sem utilizar a máscara, permanecendo com ela antes e depois de cada edição. Nas redes sociais, a apresentadora Denise Delmiro fez uma demonstração de como a equipe se protege. A medida foi anunciada na última segunda-feira, 04, pelo editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, sendo adotada e colocada em prática já no “Bom dia, Paraíba”. A Rede Globo e as emissoras afiliadas têm se destacado pela ampla cobertura jornalística a respeito da pandemia do novo coronavírus, inclusive, com entradas ao vivo em programas não jornalísticos da grade da emissora.
O noticiário é focado na divulgação do número de casos confirmados de coronavírus, com imagens da situação nos diferentes Estados e no Distrito Federal, em paralelo com o registro de informações acerca das medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. A Rede Globo criou um programa especial no período da manhã, com a presença de dois especialistas, para esclarecimento sobre fatos correlatos ao coronavírus, bem como para tirar dúvidas de telespectadores, mediante perguntas enviadas à produção. No “Jornal Nacional”, o apresentador William Bonner tem adotado uma linha crítica em relação a atos de descumprimento de normas de isolamento social por parte do presidente Jair Bolsonaro, comumente visto em aglomerações que são desaconselhadas devido ao contágio provocado.