Nonato Guedes
Internada desde a semana passada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, a ex-deputada federal e ex-primeira-dama do Estado Lúcia Braga faleceu na tarde de hoje por complicações decorrentes de uma infecção urinária. Não foi confirmado o contágio pelo novo coronavírus e apurou-se que o ex-governador Wilson Leite Braga, marido de Lúcia, que fora internado com suspeita de covid-19, voltou a ser hospitalizado nas últimas horas. Lúcia Braga, natural de João Pessoa, era formada em Direito e como Assistente Social, tendo exercido mandatos de deputada federal e deputada estadual. O último mandato, na Câmara, foi conquistado em 2002 pela legenda do PSD.
Lúcia foi candidata ao governo do Estado em 1994, sendo derrotada por Antônio Mariz. Ela também se candidatou a prefeita de João Pessoa, em 1996, tendo perdido a vaga para Cícero Lucena. Com uma intensa militância na área social, Lúcia presidiu a Fundação Social do Trabalho – Funsat, durante a gestão de Wilson como governador da Paraíba, eleito em 1982 derrotando Antônio Mariz. À frente da Funsat, Lúcia ganhou projeção política e visibilidade, o que a levou, já em 1986, a concorrer ao mandato como deputada federal constituinte, sendo eleita. Na Constituinte, apesar das limitações decorrentes do estado de saúde da filha Patrícia, que sofrera acidente automobilístico em Alfenas, Minas Gerais, Lúcia alinhou-se com parlamentares de esquerda ou de linha progressista, votando contra matérias oriundas do chamado “Centrão”, bloco político conservador.
A ex-deputada ingressou na política acompanhando o marido mas, também, por vocação. Foi filiada ao PFL mas acabou ingressando no PDT, em ato que foi abonado em João Pessoa pelo ex-governador Leonel Brizola, presidente nacional da legenda. Na eleição presidencial indireta em 1985, Lúcia Braga declarou posição favorável à candidatura de Tancredo Neves (que foi eleito) contra Paulo Maluf, que era o candidato ostensivamente apoiado por Wilson Braga. O casal, apesar de divergências eventuais, manteve-se unido em inúmeros embates marcantes da história da Paraíba.