Kubitschek Pinheiro
Nesta sexta-feira, às 18h, o reitora do Centro Universitário Uniesp, professora Erika Marques, vai estar ao vivo aqui, no Instagram @soumaisuniesp, quando lançará o Auxilio Emergencial Uniesp e tirar dúvidas dos estudantes com transparência e responsabilidade.
De acordo com ela, o Uniesp esclarece que tem lido e ouvido todas as reivindicações do corpo discente através das Coordenações, das representações estudantis e das manifestações nas redes sociais e que está trabalhando, diuturnamente, para apresentar soluções que possam acolher à maioria dos nossos estudantes.
“Respeitando as medidas de isolamento social face à pandemia do novo Coronavírus, em meados de março de 2020 adaptamos integralmente o cotidiano da instituição, para que os estudantes não fossem prejudicados com a perda do semestre letivo. Iniciamos prontamente o atendimento online, das 8h às 20h, com todos os setores disponíveis e funcionários em regime home office”, disse a reitora
E segue: “As aulas passaram a acontecer de forma remota, o que é diferente do sistema de Educação à Distância (EAD), já que professores e funcionários estão ativos e síncronos, proporcionando aos estudantes a melhor experiência possível, levando em consideração a excepcionalidade da situação. Tampouco houve alteração na folha de pagamento docente e nenhum professor foi desligado da instituição nesse período”.
A professora Erika, salientou também que o contrato educacional do Uniesp é semestral, o que influencia em todo o planejamento ao longo do período letivo. Com a garantia da arrecadação mensal, podemos manter o salário dos professores e funcionários, bem como a manutenção da infraestrutura e o aprimoramento dos serviços. Ou seja, a redução das mensalidades poderia implicar em perda da qualidade de ensino, em demissão em massa e até mesmo no encerramento das atividades da instituição.
No último dia 06 (quarta-feira), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um Projeto de Lei que propõe aplicação de desconto linear nas mensalidades das faculdades particulares. Até o momento desta nota, o trâmite segue para sanção ou veto do Governador do Estado. As Instituições de Ensino Superior da rede privada estão acompanhando ativamente o processo, igualmente alinhadas com o posicionamento de que a proposta de desconto linear não contempla as reais necessidades dos estudantes que foram economicamente afetados pelos efeitos da pandemia da Covid-19 e inviabiliza a sustentabilidade financeira das IES.
Desde o início da pandemia, o Uniesp implantou novos benefícios para os estudantes, entre eles a possibilidade de parcelamento de todas as mensalidades do semestre 2020.1 nos cartões de crédito e a isenção total de juros e multas dos boletos em atraso. Além disso, a instituição já adota várias políticas de desconto e de negociação direta com o Setor Financeiro. Ademais, contempla milhares de estudantes com bolsas sociais de até 50% através do Programa Educa UNIESP; bem como por meio das centenas de bolsas de 20%, 30% e 50%, oferecidas semestralmente de acordo com a modalidade de ingresso (vestibular, ENEM, transferência, segunda graduação etc.).
De toda forma, o Uniespe compreende que muitos sofreram redução de salários, suspensão de contratos de trabalho ou até perda de empregos; ou, ainda, drástica diminuição de receita no caso de alguns profissionais liberais, comerciantes ou autônomos. Em solidariedade, a instituição se coloca à disposição para análise e renegociação da situação financeira dos estudantes economicamente afetados pelos efeitos da pandemia, propondo-se a avaliar cada caso, mediante comprovação da redução ou da perda de rendimentos, através do e-mail emergencial@iesp.edu.br
Por ora, entendemos que esse é o caminho adequado para atender às necessidades dos estudantes que mais precisam, sem, contudo, prejudicar centenas de professores e outros trabalhadores que têm se dedicado de maneira incansável ao exercício de suas profissões. Desta forma, esperamos enfrentar, juntos, esse desafio de impacto global, mantendo nosso compromisso com a excelência na educação superior da Paraíba.