Nonato Guedes
O deputado estadual Jeová Campos, do PSB, enalteceu a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba por se solidarizar com todos os parlamentares que têm sido vítimas de vazamentos e ataques pessoais nos últimos dias, “numa clara tentativa de diminuir e desacreditar o trabalho dos que integram o colegiado e da Casa de Epitácio Pessoa nesta época de pandemia do coronavírus”. A Mesa Diretora, presidida pelo deputado Adriano Galdino, determinou que todos os episódios sejam apurados e vai disponibilizar toda a estrutura para evitar que essa prática se repita. “Estamos trabalhando, aprovando projetos importantes, inclusive boa parte deles voltados a assegurar que os paraibanos tenham condições de superar a pandemia de forma menos traumática e, no entanto, alguns tentam desmerecer o nosso esforço e atuação, mas os fatos, as ações, as leis e as iniciativas estão aí para desmentir quem quer nos desacreditar”, afirmou.
Jeová aponta repercussão, inclusive, nacional, de algumas iniciativas desencadeadas pela Assembleia Legislativa paraibana desde a decretação, no dia 11 de março, pela Organização Mundial da Saúde, da pandemia do coronavírus e com a adoção de medidas de isolamento social. Um exemplo da repercussão, conforme o deputado, foi a sua iniciativa de propor um PL que ampliasse o pagamento do auxílio emergencial às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica até 31 de dezembro. “Essa proposta, encampada pela Mesa Diretora, partiu da Paraíba e foi considerada pioneira em nível nacional”, destacou Jeová, igualmente autor da propositura que obriga hospitais privados a atender pacientes de Covid sem que haja cumprimento da carência dos planos de saúde.
O deputado lembrou que centenas de matérias legislativas foram aprovadas em sessões remotas e que seis leis já foram sancionadas pelo governador João Azevêdo, entre elas a de autoria da deputada Cida Ramos, estabelecendo que hospitais públicos, privados ou de campanha, sediados na Paraíba, ficam obrigados a manter contato virtual com familiares de pessoas internadas com doenças infectocontagiosas, durante endemias, epidemias e pandemias, nessas unidades. Esta semana, outras duas iniciativas voltadas para proteger a população foram aprovadas e seguiram para a sanção do Executivo. Uma, do deputado WalberVirgolino, que suspende as cobranças dos empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais pelo período de 90 dias e outro de Wilson Filho, que disciplina a entrada e concentração de clientes em agências bancárias na Paraíba, a fim de proteger clientes e funcionários do contágio.
Jeová Campos, que representa Cajazeiras e outros municípios do Alto Sertão, lembrou ainda que está sendo graças ao trabalho dos deputados paraibanos que as famílias carentes que não conseguirem pagar suas contas de água e energia não terão o fornecimento suspenso durante a calamidade pública; os estudantes da rede estadual de ensino terão alimentação garantida enquanto as escolas estiverem fechadas, os hospitais públicos e privados estão proibidos de recusar pacientes acometidos por coronavírus e quem espalhar fakenews (notícias falsas) sobre a pandemia pode ser punido. A ALPB também fez a doação de mais de 100 mil máscaras para hospitais e entidades em todo o Estado e destinou R$ 2 milhões para ações de combate aos efeitos do coronavírus. “O trabalho do Poder Legislativo Estadual está sendo realizado em sintonia com a realidade deste novo tempo, e todo esse esforço não pode nem vai ser desmerecido por ondas de fakenews , vazamentos e ataques descabidos aos parlamentares. Estamos apostos, trabalhando em favor dos paraibanos”, arrematou Jeová Campos.