Nonato Guedes
O vereador por João Pessoa Thiago Lucena, do PRTB, informou através de suas redes sociais que testou positivo para o Covid-19 e, mesmo não tendo tido sintomas da doença, alertou a população sobre a necessidade de manter as medidas de prevenção e o isolamento social, adotando todos os cuidados necessários ao precisar sair de casa. Thiago ressaltou que por questão de transparência e compromisso como agente público resolveu divulgar o resultado do seu exame, mesmo sendo assintomático e não apresentando nenhuma complicação da doença. “Fiz o teste sorologia para Covid-19 e meu IgG deu positivo. Ou seja, tenho anticorpos com o índice 15,5. Isso significa que, segundo esse resultado, eu tive o novo coronavírus e já não tenho mais. Como peguei? Não tenho a menor ideia! Tive sintomas? Não!”, explicou ele, didaticamente.
Thiago Lucena é hipertenso, estando no grupo de risco para Covid-19 e, por isso, afirmou que desde o início da pandemia esteve atento às medidas de prevenção. Mais recentemente ele resolveu fazer o teste para acompanhamento e, para sua surpresa, descobriu ter sido infectado, mas que não teve nenhum sintoma ou problema em decorrência do vírus. Ele aconselhou: “Há muitas pessoas assintomáticas, assim como eu fui e, mesmo sem saber, podem transmitir o vírus, ignorando estarem infectadas. Vou continuar com os cuidados necessários com a higienização e saindo somente o necessário de casa. Faça o mesmo você também”.
No último dia 14, o vereador Bruno Farias, presidente do diretório municipal do Cidadania em João Pessoa, revelou ter testado positivo para Covid-19. Embora estivesse assintomático, ele resolveu fazer o exame porque algumas pessoas próximas também positivaram. “Foi o que me impulsionou a fazer a triagem sorológica”, contou. Bruno Farias informou que, em casa, isolado dos familiares e cumprindo as restrições e orientações médicas da quarentena para se recuperar e não propagar o vírus, continua, de forma virtual, a exercer suas atividades legislativas e fiscalizadoras.
– Apesar das claras limitações impostas pelo isolamento, seguirei, mesmo à distância, firme no meu trabalho, participando das sessões remotas, fiscalizando o Poder Público, interagindo virtualmente com as pessoas, defendendo os interesses coletivos e encaminhando os pleitos da sociedade – acentuou Bruno Farias. Por outro lado, no Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ser lembrado segunda-feira próxima, a Câmara Municipal de João Pessoa vai realizar uma live a partir do meio dia para sensibilizar a população a respeito dos direitos das crianças e adolescentes. A transmissão acontecerá no Instagram e na rádio Câmara FM 88,7, com a apresentação da jornalista Edileide Vilaça, que vai entrevistar a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados da Paraíba, Michelle Ferrari. Elas vão conversar sobre a campanha “Faça Bonito”, alusiva ao 18 de maio, que está completando 20 anos em 2020.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, sendo uma conquista demarca a luta desses segmentos no território nacional e já alcançou muitos municípios do país. O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo, um crime bárbaro chocou o Brasil e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, referência a uma menina de oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens da classe média da capital capixaba. Apesar da natureza hedionda, o crime até hoje está impune.