Nonato Guedes
Em transmissão ao vivo, feita, ontem, por rede social, o governador João Azevêdo confirmou que a Secretaria de Saúde do Estado não vai usar a hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com suspeita de contaminação por coronavírus, devido à falta de comprovação científica quanto aos benefícios que o medicamento possa produzir e por causa dos eventuais efeitos colaterais negativos que podem ser acarretados. “Sou engenheiro e governador, não sou médico”, enfatizou João Azevêdo, observando que no atual contexto da pandemia do novo coronavírus prefere ouvir opiniões e recomendações de especialistas em Medicina. O governador acenou com a possibilidade de medidas de flexibilização do isolamento social em regiões do Estado, mas observou que isto vai depender do comportamento da população paraibana quanto ao acatamento às orientações preventivas.
Além da transmissão em rede social, o governador se manifestou no seu programa semanal, transmitido em rede, para toda a Paraíba, pela Rádio Tabajara, anunciando a abertura de 30 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. De acordo com o chefe do Executivo estadual, os novos respiradores serão encaminhados ainda hoje para os hospitais responsáveis pelo atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. Para a primeira macrorregião da Saúde, na Grande João Pessoa, serão destinados cinco respiradores para o Hospital Solidário; na segunda macrorregião, em Campina Grande, serão abertos mais 17 leitos de UTI. Na terceira macrorregião, no Sertão, haverá distribuição de oito respiradores, sendo quatro para o complexo hospitalar deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e quatro para o hospital regional de Cajazeiras.
– Este é um esforço muito grande de toda a equipe, juntamente com o Ministério da Saúde, para que possamos atender à nossa população – revelou João Azevêdo. O governador voltou a destacar a importância da aplicação dos testes rápidos adquiridos pela sua gestão e já distribuídos nos 223 municípios paraibanos. De acordo com suas informações, 87.865 testes rápidos já foram enviados para os municípios e outros 21.440 serão distribuídos nesta terça-feira, 26. Azevêdo dirigiu um apelo aos prefeitos para que apliquem os testes na população e, à medida que forem realizados, passem a informação rapidamente para a secretaria de Saúde a fim de que o governo tenha o perfil epidemiológico mais real e, assim, definir melhor as medidas que precisam ser tomadas a cada dia. O governo adquiriu 310 mil testes e recebeu kits do Ministério da Saúde, que estão sendo implementados dentro da estratégia para vencer a fase atual com planejamento, Nos municípios de João Pessoa, Conde e Bayeux, os testes estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Em Cabedelo, na Vigilância Epidemiológica; em Santa Rita, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes, e em Lucena no Anexo da prefeitura. Nos demais municípios, os locais podem ser conferidos em link disponibilizado pelo portal do governo do Estado.