Nonato Guedes
O Diário Oficial do Estado, edição de hoje, 4 de junho, trouxe a exoneração de integrantes do governo João Azevêdo no último dia do prazo previsto em lei para a desincompatibilização de ocupantes de cargos executivos, nas esferas federal, estadual e municipal que pretendam concorrer a cargos eletivos nas eleições programadas para outubro mas que poderão ser adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre os exonerados consta Ana Cláudia Oliveira da Nóbrega Vital do Rêgo, esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo, que ocupava a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal. Ana Cláudia é cotada para disputar a prefeitura municipal de Campina Grande, segundo colégio eleitoral do Estado.
Ela entrou no radar das cogitações desde que o marido anunciou não ter pretensão de concorrer novamente à prefeitura da Rainha da Borborema, deixando claro que o seu grupo, porém, teria nomes representativos a oferecer no páreo. Ana Cláudia é filiada ao Podemos, enquanto Veneziano Vital do Rêgo é, ainda, do PSB. Veneziano foi prefeito de Campina Grande em duas oportunidades e consolidou liderança que foi decisiva na sua eleição ao mandato de senador em 2018, após passagem pela Câmara dos Deputados. Em termos familiares, ele sucede no Senado ao irmão Antônio Vital do Rêgo (Vitalzinho), que deixou a atividade política e é ministro do Tribunal de Contas da União. O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que não se reelegeu em 2018, já deixou claro que está fora da disputa municipal, depois de ter sido eleito por três vezes para a chefia do executivo campinense.
O esquema de Cássio, que tem ainda como expoente o filho Pedro Cunha Lima, deputado federal, está afinado com a liderança do atual prefeito Romero Rodrigues, que conclui este ano o segundo mandato e desfiliou-se do PSDB, ingressando no PSD. Romero não definiu preferência por nomes para a sua sucessão, mas além do deputado Tovar Correia Lima, que se desincompatibilizou da secretaria do Planejamento, é ventilado o nome do ex-deputado Bruno Cunha Lima. O DOE trouxe também a exoneração de Denise Albuquerque da secretaria executiva de Assistência Social da Pasta de Desenvolvimento Humano. Denise é cotada para ser candidata à prefeitura de Cajazeiras. Também deixaram os cargos Sebastião Alberto Cândido da Cruz, “Beto Brasil”, que era superintendente da Loteria do Estado da Paraíba e deve disputar a prefeitura de Solânea, e Aristeu Chaves Sousa, possível candidato a prefeito de Camalaú, que era agente de programas governamentais da secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.