Depois de sucessivas tentativas frustradas para aquisição de medicamentos, “com negativas injustificadas dos fornecedores”, o governo João Azevêdo promoveu ação junto a distribuidoras instaladas na Paraíba e assegurou o reabastecimento de 19 medicamentos que estavam estocados sem nenhuma justificativa, com isso passando a atender hospitais públicos de referência no combate à Covid-19. Estes remédios incluem neuro-bloqueadores como Cisatracúrio, Pancurônio e Rocurônio, além de sedativos importantes como Sufentanil e Remifentanil. A Secretaria de Comunicação do governo do Estado informou que ele recorreu a uma Requisição Administrativa, medida legal prevista em situações extremas, a exemplo do estoque privado de medicamentos em plena pandemia.
A medida foi adotada entre quarta-feira e quinta-feira junto aos fornecedores de medicamentos e garantiu o reabastecimento dos hospitais públicos, a fim de proporcionar a justa assistência aos paraibanos vítimas do coronavírus em nosso Estado. O pagamento será efetuado na próxima semana, utilizando valor de tabela já praticada pelos fornecedores, sem nenhum prejuízo financeiro. “Portanto, não se trata de nenhum abusivo ou ilegal”, informa a Secom, acentuando que a preservação de vidas constitui o foco da administração do governador João Azevêdo (Cidadania).
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, realizou mais uma live, ontem, em suas redes sociais, oportunidade em que fez um balanço das leis promulgadas pela Casa para beneficiar a população durante o atual período de pandemia. O dirigente da Casa de Epitácio Pessoa convidou a médica Priscila Galdino para esclarecer dúvidas acerca da Covid-19. Sobre as leis promulgadas, Adriano Galdino reiterou que são importantes para a coletividade, a exemplo da que reduz a mensalidade das escolas e da lei que disciplina o atendimento às pessoas nas casas lotéricas e bancos, bem como a que proíbe a apreensão dos carros por falta de pagamento do IPVA.
O parlamentar afirmou que os deputados e servidores da Casa estão trabalhando todos os dias com as sessões e reuniões remotas, realizadas através de videoconferência. “Já aprovamos diversas matérias com o objetivo de combater a pandemia, trazendo muitas ações que garantem mais qualidade de vida para o nosso povo. Além disso, estamos tendo um excelente resultado com o trabalho feito por todos os deputados”, comentou Adriano. Ele disse que convidou a médica Priscila Galdino, sua filha, que está cumprindo quarentena ao seu lado, para participar da live e tirar algumas dúvidas dos espectadores sobre os cuidados que as pessoas devem ter relacionados à Covid-19. Ela também esclareceu sobre os testes para identificar o diagnóstico e falou dos tipos de exames existentes, bem como sobre sua eficácia.
O presidente da Assembleia Legislativa também lembrou da live solidária “Juntos pela Imprensa”, promovida pela ALPB, Associação Paraibana de Imprensa e Empresa Paraibana de Comunicação. O evento, ocorrido ontem à noite, transmitido por redes sociais das entidades envolvidas e pela TV Assembleia Legislativa, destinou-se a arrecadar fundos e alimentos para os profissionais de imprensa do Estado que foram atingidos pelo impacto da pandemia. Já a médica Priscila Galdino revelou que se sentiu gratificada por participar da live de esclarecimento. “Agradeço a oportunidade de contribuir com informações e estou bastante otimista de que logo mais essa situação de pandemia será resolvida”, argumentou.