Nonato Guedes, com agências
Após a desistência do deputado federal Marcelo Freixo em se candidatar à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano, o PSOL luta para encontrar um novo nome para concorrer à chefia do Executivo municipal em meio a disputas ideológicas de diferentes correntes do partido. Como pano de fundo da escolha do novo nome está a resistência de quadros da sigla em relação a uma possível aliança com o PT e outros partidos de esquerda, defendida por Freixo. A deputada federal Benedita Silva (PT), que já havia aceito ser vice na chapa de Freixo, teve sua pré-candidatura lançada pelo PT na semana passada – se vingar, será mais um obstáculo à ideia de união das legendas de esquerda no Rio.
Enquanto integrantes do PSOL divergem em relação a coligações e sobre a possível criação de uma frente partidária contra o fascismo, o nome do ex-deputado federal Chico Alencar, do PSOL, ganha força nos bastidores para concorrer ao cargo. Mas, assim como Freixo, o político, que está sem cargo após não conseguir uma vaga ao Senado em 2018 e com planos de se dedicar a um doutorado – também defende a união de partidos de esquerda em uma única candidatura no Rio. Aos 70 anos e depois de concorrer duas vezes à prefeitura do Rio, Chico Alencar é respeitado por expoentes do PSOL pelo histórico de lutas ligadas às bandeiras de esquerda.
– É importante pensarmos que será uma eleição diferente; quem vencer essa disputa encontrará um Rio de Janeiro pós-pandemia, com uma ameaça à democracia em curso. O pano de fundo será terrível. Qualquer coligação tem de ter isso em mente, a necessidade de reconstrução – afirmou Chico Alencar. Em São Paulo, o apresentador José Luiz Datena, da Band, anunciou que será candidato à prefeitura de São Paulo pelo MDB. “Nunca roubei na minha vida. Posso não ser o melhor candidato, mas ladrão eu não sou”, enfatizou ele. Datena não definiu, ainda, contudo, se sua candidatura será para prefeito ou para vice-prefeito. A última vez que o apresentador informou que seria candidato foi em 2018, postulando o Senado. De última hora, no entanto, desistiu da candidatura alegando não ter experiência política.