Nonato Guedes
A cantora paraibana Elba Ramalho aderiu à campanha nacional do Ministério Público do Trabalho pela erradicação do trabalho infantil. Ontem, no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que foi criado pela Organização Internacional do Trabalho em 2002, Elba mencionou estatísticas e alertou para a necessidade de conscientização de todos com vistas à proteção de crianças e adolescentes do trabalho infantil. O vídeo com a mensagem da artista foi veiculado no “JPB Segunda Edição”, na noite de ontem, pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba.
A campanha nacional deste ano traz como slogan “Covid 19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, tema que está alinhado à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho. Feita em parceria com MPT, TST, OIT e FNPETI, a campanha tenciona despertar autoridades e sociedade para medidas protetivas, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus. Para marcar a data, além de diversas postagens relacionadas ao assunto nas redes sociais das instituições parceiras do MPT, foi realizado um webinário nacional transmitido pelo canal do TST no Youtube, ontem.
Elba Ramalho afirmou que o Brasil tem atualmente dois milhões e quatrocentos mil casos de trabalho infantil. Acrescentou que mais de 60% das vítimas são negras, a maioria de famílias pobres. “Sem tempo para estudar, aprender, brincar e sonhar, crianças e adolescentes crescem sem direito a uma infância digna. Com a pandemia, a crise econômica piora ainda mais os níveis de pobreza e desigualdade social. É preciso união e compromisso, de todos e de todas, para erradicar de vez o trabalho infantil. Convido você a se engajar nessa luta”, conclamou Elba Ramalho. A artista tem passado a quarentena em sua casa no Rio de Janeiro e lamentou a inviabilidade de realização dos tradicionais festejos juninos em cidades como a paraibana Campina Grande e a pernambucana Caruaru, onde sempre marcou presença. Disse que por causa da pandemia do coronavírus o São João está sendo diferente – e referiu à sua participação em “lives”, juntamente com outros artistas, como forma de não deixar a data passar em branco.