Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (Cidadania) e o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) George Coelho, prefeito de Sobrado, destacaram o “legado” do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, na vida pública do Estado, em notas de pesar pelo seu falecimento ocorrido ontem. O chefe do Executivo estadual mencionou os diversos cargos exercidos por Zenóbio, quer como deputado, prefeito e secretário, além de presidente da Companhia Paraibana de Gás. Concluiu apresentando condolências aos familiares e amigos, “manifestando o desejo de que Deus console os corações neste momento de dor”.
Já o presidente da Famup, George Coelho, prefeito de Sobrado, declarou: “É com grande pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Zenóbio Toscano. Uma pessoa que fez história na política paraibana, sobretudo na política municipalista, como prefeito de Guarabira por três gestões. Sem sombra de dúvidas, um homem que deixa um profundo legado”. O dirigente da Famup ainda externou os sentimentos aos amigos e familiares, observando:
– Vivemos um momento delicado e perder alguém querido em uma fase tão desafiadora como a que estamos enfrentando é ainda mais doloroso. Palavras não são suficientes, por isso, rogo a Deus para que conceda aos familiares e amigos de Zenóbio o consolo necessário e força para saberem lidar com a perda deste homem que fará falta na vida de quem convivia com ele para além da política.
O deputado estadual Eduardo Carneiro, do PRTB, ao lamentar a morte de Zenóbio, frisou que o prefeito de Guarabira foi exemplo pela sua forma de administrar, de se posicionar, de agir e trabalhar em prol dos paraibanos. “O prefeito Zenóbio nos deixa uma lição de que a política é capaz de transformar a vida das pessoas. Suas passagens pela prefeitura de Guarabira e pela Assembleia Legislativa nos mostram isso. É, sem dúvida, uma grande perda para o nosso Estado a partida de Zenóbio Toscano. Deixo o mais profundo pesar e sentimentos à família do político, pai, avô, que nos deixa apenas boas recordações e exemplos”. Zenóbio nasceu no município de Ingá em 4 de setembro de 1945. Era filho de Edvardo Toscano de Oliveira e Maria do Carmo Torres Toscano. Formou-se em Engenharia Civil e ingressou na atividade política, com indiscutível projeção, a partir da eleição à prefeitura de Guarabira em 1982.