Nonato Guedes
O deputado Raniery Paulino (MDB) lamentou a morte do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, também ex-deputado estadual, que estava internado em João Pessoa desde o dia 6 de junho e se recuperava bem da Covid-19 mas no último sábado sofreu Acidente Vascular Cerebral hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde, levando-a à morte. Ele foi internado às pressas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed. Integrante de uma família que travou embates políticos memoráveis no brejo com a família de Zenóbio, Raniery frisou que os Paulino sempre trataram o “clã” Toscano como adversário, não como “inimigo político”.
– Não há como contar a história política de Guarabira sem reservar vários capítulos ao prefeito Zenóbio Toscano de Oliveira, sua vida e sua obra. Ele começou sua vida pública no PMDB e foi apoiado pelo meu pai (o ex-governador Roberto Paulino) para ser seu sucessor na prefeitura. Desde então, construímos uma longa parceria política até o grande cisma do PMDB estadual – relatou Raniery. Que acrescentou: “Mesmo rompidos, sempre mantivemos uma relação respeitosa, especialmente quando cheguei na Assembleia Legislativa. Em 2006 concorremos ao cargo de deputado estadual. Foi meu primeiro adversário na política, vencemos e Guarabira voltou a ter dois representantes no Legislativo”.
Raniery contou que gostava de debater com Zenóbio Toscano, cuja mulher, Léa, também foi prefeita de Guarabira e deputada e cuja filha Camila é, atualmente, deputada estadual. Para o emedebista, a sagacidade e a inteligência de Zenóbio faziam da dialética um aprendizado para ele. “Sim, houve momentos tensos durante campanhas eleitorais, mas ficaram apenas como o tempero das acirradas disputas. Ultimamente o clima era bem amistoso e até ríamos um do outro; era um acontecimento que repercutia muito. Infelizmente, as divergências políticas ainda têm muito impacto na convivência pacífica, mas em Guarabira estamos quebrando essa lógica. Deixo registrados meu reconhecimento e respeito à vida e à obra de Zenóbio”, enfatizou. Por sua vez, o deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB, compartilhou por meio de suas redes sociais uma mensagem de pesar pelo falecimento do prefeito de Guarabira.
Além de correligionários, ele e Zenóbio foram contemporâneos em mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba e também no secretariado do governo do Estado. Ruy agradeceu os conselhos que recebeu de Zenóbio ao longo da vida e a amizade que cultivaram. Salientou que Toscano foi “um dos grandes homens públicos da Paraíba, realmente comprometido com o Estado, com o brejo, com as pessoas, com a coisa pública”. Salientou que teve a oportunidade de hospedar Zenóbio algumas vezes em Brasília, sempre buscando resolver problemas de Guarabira e da região”. O diretório estadual do PSDB divulgou nota lamentando o falecimento do prefeito, que era secretário-geral da legenda na Paraíba. Zenóbio estava filiado ao PSDB desde 2001 e foi um grande colaborador para a construção e fortalecimento partidário no Estado. A deputada Camila Toscano é atual vice-presidente do PSDB na Paraíba. O PSDB afirma que, na Assembleia Legislativa, Zenóbio se destacou pela sua qualidade técnica e firmeza nas ações que desenvolvia”.