Nonato Guedes
Ao participar, na tarde de ontem, do Seminário “Capacitar PSDB Paraíba”, realizado de forma virtual em consequência da pandemia do novo coronavírus, o ex-senador Cássio Cunha Lima prestou homenagens aos ex-deputados e ex-prefeitos Dinaldo Wanderley (Patos) e Zenóbio Toscano (Guarabira), recentemente falecidos, bem como ao poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que também foi prefeito de Campina Grande. Cássio destacou a relevância política dos três personagens na trajetória empreendida pelo PSDB no Estado. “Trago uma palavra de memória: o partido foi feito por pessoas como Dinaldo, Zenóbio e Ronaldo Cunha Lima, e é com essas referências que olho para o futuro da nossa legenda e da nossa política”, expressou o ex-senador.
Cássio Cunha Lima endossou palavras da deputada estadual Camila Toscano, rememorando características da personalidade de Zenóbio: “altivez, capacidade crítica, seriedade, mas com um senso de humor incrível, Zenóbio deixa um legado enorme e ele é um orgulho para todos nós”. O deputado federal Pedro Cunha Lima, presidente do diretório estadual do PSDB, também expressou a importância de Zenóbio, que morreu quando estava licenciado do exercício da prefeitura de Guarabira por problemas de saúde. “Tudo o que Zenóbio construiu em vida permanece, e a nossa responsabilidade aumenta diante de tudo que ele deixa e que vai além de Guarabira”, manifestou Pedro. Toscano acompanhou Ronaldo Cunha Lima, Cássio e outras lideranças, quando resolveram migrar do antigo PMDB para o PSDB nos anos 2000, em meio a divergências com a liderança do ex-governador José Maranhão.
A migração de Ronaldo e seu grupo dos quadros do PMDB desencadeou processo de esvaziamento daquela agremiação, que voltou a se chamar MDB e é presidida pelo senador José Maranhão. Foi pelo PSDB que Cássio conquistou duas eleições ao governo (em 2002 e 2006) e uma ao Senado, em 2010, obtendo insucessos em 2014 (ao governo, contra Ricardo Coutinho) e em 2018 quando tentou renovar cadeira no Congresso e ficou em quarto lugar no placar final. No Seminário “Capacitar PSDB” houve participação, por meio da plataforma Zoom, de prefeitos, vice-prefeitos e toda a bancada de deputados estaduais e federais da Paraíba. Logo na abertura o deputado Pedro Cunha Lima enfatizou que a política vive um momento ímpar.
Ele assim resumiu a conjuntura: “Passamos por um momento desafiador e temos uma necessidade de mostrar resultado urgente. A gente não conseguiu cumprir etapas básicas, então é momento de trazer esperança e reconquistar as pessoas. Eu vejo muita força coletiva no nosso partido, que possui entusiasmo político e que vai saber enfrentar os desafios no nosso Estado. Política é para fazer o bem, servir o povo e transformar a vida das pessoas. Este é o nosso papel”. A primeira edição do evento trouxe para o debate questões envolvendo o Direito Eleitoral. Na primeira palestra, intitulada “As eleições municipais 2020 e os partidos políticos: um compromisso com a democracia”, a mediação coube ao doutor em Direito Tributário pela PUC/SP e professor de Direito Tributário da UFPB Geilson Salomão. A segunda palestra foi conduzida pelo advogado eleitoral Lincoln Mendes, membro do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba, que tratou sobre as principais alterações que impactam nas eleições municipais de 2020.
A terceira e última palestra, versando sobre “As decisões dos tribunais de contas e seus reflexos no Direito Eleitoral” coube ao mestre, doutorando em Direito Processual Civil e advogado com atuação em tribunais de contas Caio Oliveira. Ao fim das palestras, os participantes puderam realizar questionamentos aos palestrantes. O dirigente tucano Pedro Cunha Lima declarou ter ficado satisfeito com a receptividade dos participantes à discussão de temas da atualidade, mesmo com a situação atípica vivida pela sociedade diante de medidas de isolamento ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus. Pedro também expressou otimismo e confiança quanto à revitalização dos quadros do PSDB e a perspectiva de reconquista de vitórias, salientando que o partido continua coerente com seus princípios e identificado com o sentimento da população brasileira em relação às suas demandas mais relevantes.