Nonato Guedes
Ao receber no Palácio da Redenção, em João Pessoa, ontem, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o governador João Azevêdo (Cidadania) pleiteou novas parcerias com o Ministério para viabilizar a construção de novos sistemas adutores, barragens e habitações populares, e pleiteou a conclusão das obras de transposição das águas do rio São Francisco, bem como o fortalecimento da Sudene. Por ocasião da presença do ministro foram apresentadas as obras e ações executadas na Paraíba que objetivam assegurar a segurança hídrica em todas as regiões do Estado. No final do encontro, o ministro Rogério Marinho e o governador João Azevêdo assinaram um documento que oficializa a liberação de recursos no montante de R$30,7 milhões a serem investidos na continuidade das obras do canal Acauã-Araçagi.
Entre os pleitos submetidos ao ministro pelo governo da Paraíba estãoa segunda etapa do sistema adutor do Extremo Oeste, que pretende aumentar a oferta de água em São João do Rio do Peixe e municípios circunvizinhos; o sistema adutor na região de Catolé do Rocha, o sistema adutor setentrional que consiste na construção de uma adutora interligando o açude Coremas à captação em São Bentinho, o sistema adutor Translitorânea, o sistema de esgotamento sanitário de Cabedelo, além do conjunto habitacional São Judas Tadeu I e II em Patos. O chefe do Executivo estadual ressaltou na oportunidade a preocupação do governo para garantir a segurança hídrica em todas as regiões da Paraíba e ampliar parcerias para fortalecer a geração de empregos e renda e o desenvolvimento do Estado.
– Tivemos a oportunidade de apresentar um conjunto de pleitos, que vão desde adutoras atéa construção de casas em Patos, fizemos um balanço do que estamos executando, das obras em parceria com o Ministério e do que falta ser liberado em termos de recursos. Nós discutimos os interesses do povo da Paraíba, que são obras, ações e programas, em parceria com o governo federal, e que têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população – avaliou o governador João Azevêdo. Já o ministro Rogério Marinho elogiou os projetos apresentados pela gestão estadual e assegurou a liberação de recursos para as obras hídricas em andamento na Paraíba. Textualmente, frisou: “Nós vamos manter os esforços para que não haja paralisação de obras iniciadas. O mais importante é o nosso compromisso d eque essas ações não serão interrompidas por entendermos a importância da segurança hídrica e da nossa atenção com a região Nordeste”.
O secretário de Infraestrutura, Recursos e Meio Ambiente do Estado, Deusdete Queiroga, fez uma avaliação positiva da agenda. “Nós tivemos uma agenda intensa desce cedo, com visita do ministro à principal obra hídrica da Paraíba, o canal Acauã-Araçagi, e ele teve a oportunidade de anunciar mais recursos e efetivar que não faltarão recursos para obras já conveniadas. Além disso, foi feita entrega simbólica de 40 sistemas de dessalinização e na audiência que tivemos no final da tarde apresentamos as obras que estão em andamento já conveniadas com o Ministério”, frisou. O deputado federal Julian Lemos, auxiliares do Ministério da Integração Regional e do governo da Paraíba também acompanharam a reunião. O ministro cumpriu agenda em Campina Grande, juntamente com o prefeito Romero Rodrigues (PSD) e outras lideranças políticas. No roteiro constou uma visita ao conjunto habitacional Aluízio Campos, que chegou a ser inspecionado, na fase inicial, pelo presidente Jair Bolsonaro.